Foi lançado nesta quinta-feira (20/11) o Painel de Transferência Constitucionais, desenvolvido pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM). O sistema substitui o antigo Portal das Transferências e foi apresentado durante o COSCIM pelo consultor de BI, Cláudio Diaz, e pelo analista de Desenvolvimento Econômico, Carlos da Costa.
A nova ferramenta permite o acompanhamento diário da entrada de recursos no caixa do município provenientes de uma série de tributos e fundos. Entre os principais, estão o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Agora, com um alto nível de detalhamento e mais intuitivo, a plataforma traz informações desde 2010. Também oferece filtros para que o gestor localize os números por dia, mês, trimestre, ano, período específico ou comparar meses de anos diferentes. Ainda permite selecionar por macrorregião, associações e fazer comparativos com outros municípios.
Claudio Diaz ressalta que o Painel de Transferências pode ser adaptado de acordo as necessidades dos municípios e que a equipe está aberta a sugestões: “Se for preciso incluir um novo indicador ou gráfico específico, vamos aprimorar a ferramenta”, explica.
Por meio de recursos de Business Inteligence (BI) e com uma média de 1 milhão de registros processados por ano, todos os dados são atualizados diariamente. A busca é feita de forma automatizada, tendo o site do Banco do Brasil como única fonte, simplificando o processamento. Para isso, são utilizados três softwares: Phyton, Share Point e Power BI. “Tudo isso sem nenhum custo adicional para a FECAM, que já fazia uso desses sistemas”, destaca Carlos.
O Painel de Transferência Constitucionais pode ser acessado no site da FECAM no link “Municípios em números” ou pelo link: fecam.org.br/bi.