Na busca pela qualificação do debate e da proposição de ações voltadas a atender as populações mais desassistidas dos municípios catarinenses, a FECAM instalou na manhã desta quarta-feira (26/05) a Câmara Técnica de Assistência Social. O grupo é liderado pela Assessora em Políticas Públicas da Federação, Janice Merigo, e conta com integrantes das oito macrorregiões do Estado – secretários e secretárias municipais de Laguna, Ilhota, Blumenau, Santa Cecília, Canoinhas, Capinzal, Pinhalzinho e Maravilha.
A instalação foi feita de forma híbrida (presencial e online), conduzida pelo Presidente da FECAM, Clenilton Pereira (Prefeito de Araquari), que ressaltou a relevância da sinergia entre Estado e Municípios para as ações de combate às dificuldades impostas durante a pandemia. O Secretário do Desenvolvimento Social de Santa Catarina, Claudinei Marques, participou da reunião e colocou-se à disposição para contribuir com a iniciativa da FECAM. “A Câmara Técnica possibilitará o aprimoramento da discussão sobre políticas públicas de Assistência Social num momento oportuno, no qual enfrentamos uma pandemia. Seremos parceiros da FECAM para ajudar os catarinenses”, comentou o Secretário.
Esta é a terceira Câmara Técnica instalada pela FECAM em 2021. Com isso, a Federação conta agora com grupos de discussão nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Educação e Assistência Social. “Queremos compartilhar conhecimento e articular ações conjuntas para fazer a diferença na vida das pessoas, em especial daquelas mais atingidas durante a crise provocada pela pandemia”, afirmou Rodrigo Fachini, Coordenador das Câmaras Técnicas da FECAM.
Participaram da reunião, à distância, a Deputada Federal Geovania de Sá e a coordenadora da Frente Parlamentar em defesa do SUAS, Deputada Estadual Luciane Carminatti, que parabenizou o trabalho realizado pela FECAM na área da Assistência Social, conduzida por Janice Merigo há anos. Também participou o Presidente da União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC), Anderson Guzatto (Vereador de Concórdia), e o presidente do CONGEMAS, Elias de Oliveira.