O jornalista da Rede Globo, Franklin Martins, abriu seu discurso traçando as possíveis tendências dos partidos políticos para as eleições presidenciais de 2006. Franklin acredita que o novo cenário político, depois das eleições municipais, aponta para o crescimento de depois partidos o PT e o PSDB. Franklin afirmou que o PMDB não tem candidato forte para as eleições presidenciais.
“Mesmo perdendo a prefeitura de São Paulo e em outras cidades, o PT ganhou importantes prefeituras. O partido fez o maior número de votos nos dois turnos”, disse.
Para Franklin, a perda de prefeitura nas cidades de Porto Alegre e São Paulo indicam que o PT tem problemas.”Marta Suplicy perdeu porque fez alianças políticas erradas. O PT também se afastou da classe média”, explica.
Ele aposta em dois candidatos para as eleições presidenciais: a reeleição de Lula e Geraldo Alckmin (PSDB). “Não é a vez ainda do governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Ele deve ser candidato nas eleições de 2010”, apontou.
Segundo o jornalista a atitude do presidente da República em ceder ao PMDB ministérios é uma forma de afirmar a aliança das eleições. “O PMDB sempre ficou com os ministérios de terceiro escalão”, destacou.
Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM.