O último painel do IV Seminário Estadual de Prefeitos (01/12) em Florianópolis reuniu representantes dos Bancos de Desenvolvimento. Cada um apresentou a sua forma de financiamento para o setor público.
O presidente do BESC, Eurides Mescolotto, afirmou que a instituição bancária já é pioneira na área de financiamento. “Temos diversas contas de prefeituras e Fundo de Investimentos. Os prefeitos devem aproveitar do Besc”,destacou.
O painel contou, ainda, com a participação do sub coordenador administrativo e financeiro da Unidade de Coordenação do Programa PNAFM – Ministério da Fazenda. O representante federal discursou sobre o Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros. “Os municípios podem sugerir programas de contabilidade e auditória para o programa”,disse.
O engenheiro do Setor de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica – Carlos Averbeck – apresentou os sistemas de Cadastro Único. Ele também destacou o convênio com a FECAM para a realização de capacitações do sistema nas Associações de Municípios. “A Legislação Tributária deve ser falada no primeiro ano de mandato”, falou.
O diretor de Recuperação de Crédito do BRDE, Casildo Maldaner e o diretor financeiro do BADESC, Luis Antônio Ramos apresentaram o processo do financiamento. Os documentos necessários estão disponíveis nos sites das instituições bancárias.
Fonte:Assessoria de Imprensa