Florianópolis – Cerca de 350 profissionais da área contábil dos municípios estão reunidos, hoje (27/01), no Hotel Castelmar, na Capital, no Seminário Estadual de Controle Interno, promovido pela FECAM – Federação Catarinense de Municípios. O evento inaugura a Escola de Gestão Pública Municipal, que pretende proporcionar maior qualidade nos serviços públicos, com a capacitação dos servidores públicos dos municípios.
Na abertura do seminário, o presidente da FECAM, o prefeito de Chapecó João Rodrigues assinou um convênio com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Nilson José Goedert, que visa promover cursos na área da contabilidade pública e controle interno.
Em seguida, os participantes assistiram a palestra sobre “A responsabilidade técnica dos contadores frente ao controle interno” com o presidente do CRC, Nilson José Goedert.
O contador é o órgão administrativo que gerencia todo o sistema de informação, a fim de instrumentalizar o gestor municipal, disse. Goedert também destacou os artigos da legislação que tratam da responsabilidade do contador.
Já o consultor jurídico da FECAM, Joel Menezes, explicou os princípios da administração pública. Os agentes administrativos se valem de uma série de poderes, mas têm, em primeiro lugar, um dever com a administração pública.
Legalidade, Moralidade, Publicidade, Impessoalidade e Eficiência são os princípios da administração pública.