Casan busca financiamento externo para saneamento ambiental em SC
Com objetivo de conseguir financiamento externo para execução do projeto de Saneamento Ambiental do Estado de Santa Catarina, diretores da Casan-Companhia de Águas e Saneamento estiveram nesta segunda-feira (14) em Brasília, mantiveram audiência com o secretário de Assuntos Internacionais, José Carlos Miranda e o coordenador geral de Projetos Internacionais, Carlos Lampert, do ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
A comitiva apresentou os detalhes sobre a abrangência do projeto que prevê, inicialmente, beneficiar 85 municípios catarinenses, o custo é de 390 milhões de dólares.
Deste total, 60% do banco JBIC, 30% de instituições financeiras nacionais e 10% do Estado com recursos próprios da Casan. A previsão é de concluir a primeira etapa entre 2006 a 2008 e até 2012 a segunda.
As seis regiões nominadas no projeto, são as seguintes: região metropolitana de Florianópolis, contempla seis municípios; região litorânea, 19 municípios; região do Vale do Itajaí, 11 municípios; região Norte, nove municípios; região Sul, 16 municípios; região do Planalto e Oeste, 24 municípios. Beneficiará uma população de 3,2 milhões de habitantes, passando o abastecimento de água, de 92,7% para 100% e de esgoto, de 10,7% para 70% da população.
Fonte: Secretaria de Estado da Articulação Nacional