O prefeito de Balneário Camboriú e presidente da AMFRI, Rubens Spernau abriu oficialmente na manhã de hoje (15/02), em Itajaí, o VI Ciclo de Estudos de Auditoria sobre Movimento Econômico, que será encerrado na manhã dessa quinta-feira (17/02).
Spernau enfatizou a importância do assunto e o interesse das associações de municípios em oferecer a oportunidade para seus técnicos e auditores discutirem e ampliarem seus conhecimentos sobre o assunto que é de grande importância financeira para os 293 municípios catarinenses.
O ICMS foi o tema da palestra de abertura, proferida pelo auditor Antonio Gonçalves, da Granfpólis, que propõe a resistência contra o projeto do governo federal que objetiva diminuir o índice de repasse de 2,5% para alguns municípios em contrapartida aos interesses daqueles que necessitam de maior investimento para preservação das áreas ambientais. Antonio defende a manutenção dos índices atuais e a transferência do problema para o governo federal.
Agostinho Senem da AMAVI, com sede em Rio do Sul, deu prosseguimento ao ciclo de estudos proferindo palestra sobre as propostas para alteração da Lei Complementar 63/90, assunto que se estendeu durante a tarde. O secretário-executivo da Fecam, Celso Vedana apresentou propostas para a repartição dos tributos arrecadados para a União, estados, municípios e Distrito Federal.
O ciclo de estudos e palestras encerra na quinta-feira.A programação para esta quarta-feira consta de palestras a cargo de Ubirajara Leal (AMFRI), Júlio César Klock (AMMVI) e Maurício Marafon (AMOSC) sobre a substituição tributária, estudos de casos específicos de interesse do movimento econômico. O fiscal de tributos estaduais César Coletti também participará do ciclo, com palestra sobre escrituração fiscal.
Fonte: Assessoria de Imprensa da AMFRI