A FECAM reúne pela primeira vez em Santa Catarina, prefeitos, secretários de infra-estrutura e especialistas em Planejamento Urbano e Ambiental, no 1º Congresso Catarinense de Gestão Pública Municipal e no 1º Seminário de Planejamento Urbano e Saneamento, para discutir as políticas públicas e a elaboração do Plano Diretor Municipal, nos dias 11, 12 e 13 de abril, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis.
Participaram da abertura, o presidente da FECAM, Neodi Saretta, o reitor da UFSC, Lúcio Botelho, o vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios, Alcides Mantovani, a senadora Ideli Salvatti, o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, o secretário de Estado da Fazenda, Maz Bornholdt, o prefeito da Capital, Dário Berger, entre outras autoridades.
O ministro chefe da Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais, Aldo Rebelo, fez o encerramento do primeiro dia. Os técnicos do Ministério das Cidades auxiliarão os prefeitos e secretários municipais infra-estrutura na construção de um modelo de desenvolvimento urbano mais sustentável para as cidades.
A FECAM também reúne pela primeira vez as primeiras damas dos municípios para debater em parceria com os assistentes sociaIs o papel delas como agentes políticos, no 1º Encontro de Primeiras Damas e Políticas Públicas Sociais.
O presidente da FECAM, Neodi Saretta, prefeito de Concórdia, também fará o lançamento na abertura, do Guia dos Municípios Catarinenses, um novo mapa de informações de consulta permanente.