O prefeito de Quilombo, Antonio Rosetto (PMDB), veio a Florianópolis, hoje (25), para uma reunião no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e aproveitou para visitar a FECAM.
O gestor municipal conversou com o secretário executivo, Celso Vedana, sobre a questão do censo populacional. Segundo dados do IBGE, a população estimada no município para 2004 era de 10.188 habitantes. O prefeito municipal de Quilombo, Antonio Rosetto (PMDB), tem um levantamento populacional feito através do atendimento na área da saúde, que presta serviço a 11.940 habitantes. Esse rápido crescimento populacional no município é atribuído a instalação de uma grande agroindústria na região.
A diferença no número de habitantes prejudica o município no repasse dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), já que cada município possui um coeficiente de participação do FPM, determinado segundo a faixa de habitantes tendo como fonte de cálculo o censo do IBGE. Segundo o prefeito, o problema é que o censo é realizado de dez em dez anos. “O município está crescendo e o IBGE diz que está diminuindo”, declara Rosetto.
O prefeito de Quilombo, Antonio Rosetto (PMDB) e o secretário executivo da FECAM, Celso Vedana, foram juntos ao IBGE. O prefeito vai solicitar alteração no censo populacional do município.
Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM