• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Municípios da região serrana receberão recursos da Eletrosul

Municípios da região serrana receberão recursos da Eletrosul

Municípios da região serrana receberão recursos da Eletrosul 280 210 Fecam Portal

Dez municípios da região serrana atingidos por fenômenos naturais vão receber  R$ 400 mil de auxílio emergencial da Eletrosul. A decisão foi anunciada pelo presidente da Eletrosul, Milton Mendes, hoje (10), em reunião com o presidente da FECAM, Neodi Saretta, prefeito de Concórdia e prefeitos da região da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), na sede da estatal, em Florianópolis.


 


O auxílio emergencial será oferecido pela Eletrosul em parceria com a Eletrobrás. O repasse do recurso será realizado mediante convênio entre estatal e município. A Eletrosul analisará os levantamentos da Defesa Civil e da prefeitura para, posteriormente, definir o valor a ser transferido para cada município.


 


O presidente da FECAM, Neodi Saretta, prefeito de Concórdia, solicitou agilidade da Eletrosul no repasse do auxílio emergencial. “Os municípios da região serrana foram atingidos por um período de seca, chuva e estiagem neste ano e boa parte dos prejuízos foram arcados com recursos próprios. Estamos satisfeitos com o apoio da Eletrosul aos municípios”, diz Saretta.


 


O presidente da Eletrosul, Milton Mendes, comprometeu-se em agilizar o repasse. Por isso, analisará os documentos na próxima semana para efetivar os convênios. “A Eletrosul é um braço do governo federal para auxiliar os municípios. Vamos repetir a ajuda que oferecemos aos municípios atingidos pelo Furacão Catarina aos atingidos pela seca, chuva e granizo”, diz Mendes.


 


Na reunião, os prefeitos relataram a situação de cada município atingido e concluíram que Bom Retiro, Bocaina do Sul, Lages e São José do Cerrito são os municípios mais prejudicados pelos fenômenos naturais. De acordo com 2º secretário da FECAM, Jair José Farias, prefeito de Bom Retiro, o município teve que decretar três vezes situação de emergência. “O município teve 160 casas destelhadas sendo necessária a compra imediata de 14 mil telhas, além da aquisição de cobertores e colchões. A situação das famílias desabrigadas é preocupante”, relata o prefeito.


 


Serão beneficiados os municípios de Bocaina do Sul, Bom Retiro, Capão Alto, Lages, Otacílio Costa, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito e Urubici.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM