Dez municípios da região serrana atingidos por fenômenos naturais vão receber R$ 400 mil de auxílio emergencial da Eletrosul. A decisão foi anunciada pelo presidente da Eletrosul, Milton Mendes, hoje (10), em reunião com o presidente da FECAM, Neodi Saretta, prefeito de Concórdia e prefeitos da região da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), na sede da estatal, em Florianópolis.
O auxílio emergencial será oferecido pela Eletrosul em parceria com a Eletrobrás. O repasse do recurso será realizado mediante convênio entre estatal e município. A Eletrosul analisará os levantamentos da Defesa Civil e da prefeitura para, posteriormente, definir o valor a ser transferido para cada município.
O presidente da FECAM, Neodi Saretta, prefeito de Concórdia, solicitou agilidade da Eletrosul no repasse do auxílio emergencial. “Os municípios da região serrana foram atingidos por um período de seca, chuva e estiagem neste ano e boa parte dos prejuízos foram arcados com recursos próprios. Estamos satisfeitos com o apoio da Eletrosul aos municípios”, diz Saretta.
O presidente da Eletrosul, Milton Mendes, comprometeu-se em agilizar o repasse. Por isso, analisará os documentos na próxima semana para efetivar os convênios. “A Eletrosul é um braço do governo federal para auxiliar os municípios. Vamos repetir a ajuda que oferecemos aos municípios atingidos pelo Furacão Catarina aos atingidos pela seca, chuva e granizo”, diz Mendes.
Na reunião, os prefeitos relataram a situação de cada município atingido e concluíram que Bom Retiro, Bocaina do Sul, Lages e São José do Cerrito são os municípios mais prejudicados pelos fenômenos naturais. De acordo com 2º secretário da FECAM, Jair José Farias, prefeito de Bom Retiro, o município teve que decretar três vezes situação de emergência. “O município teve 160 casas destelhadas sendo necessária a compra imediata de 14 mil telhas, além da aquisição de cobertores e colchões. A situação das famílias desabrigadas é preocupante”, relata o prefeito.
Serão beneficiados os municípios de Bocaina do Sul, Bom Retiro, Capão Alto, Lages, Otacílio Costa, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito e Urubici.
Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM