O secretário de Política Agrícola do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivan Wedekin, encaminhou aos produtores agrícolas as medidas adotadas pelo governo federal a fim de amenizar as perdas sofridas devido à estiagem que atingiu as lavouras de algodão, milho, arroz, soja e trigo.
Com a plantação de trigo, as medidas do governo contribuíram para a reação positiva dos preços do produto, da ordem de 10% entre novembro de 2004 e março de 2005. O Banco Central expediu a resolução 3.269, em 13 de março deste ano, em que concedeu prazo adicional para o pagamento de parcelas dos financiamentos de custeio de trigo, na safra de 2004. O pagamento dessas parcelas, vencidas ou vincendas entre 01/12/2004 e 31/03/2005, será realizado em 03 parcelas mensais, iguais e sucessivas, vencendo a primeira em junho.
Em complementação às medidas anunciadas anteriormente, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou, no dia 23 de março, a prorrogação das dívidas de investimento do setor agrícola ligadas à Finame Agrícola Especial que vencem em 2005, nas mesmas condições estabelecidas pela Resolução 3.269, essa linha conta com recursos do BNDES e não tem equalização do Tesouro Nacional.
Outras medidas ainda foram adotadas para preservar os produtores da estiagem. Mais informações podem ser obtidas no ministério.
Fonte: Agência CNM