A FECAM reuniu os prefeitos catarinenses para resgatar a história do movimento municipalista no Estado na solenidade alusiva aos 25 anos da Federação, hoje (4/06), no auditório da Fiesc, em Florianópolis. Durante a cerimônia a entidade prestou homenagem a seis personalidades, pelos serviços prestados ao fortalecimento do municipalismo. Entre eles, o fundador da FECAM e da CNM, o ex-prefeito de Chapecó, Milton Sander, além dos secretários executivos da Federação e das associações de municípios da Grande Florianópolis e do Alto Vale do Itajaí (AMAVI).
Participaram da abertura, o presidente da FECAM, Neodi Saretta, o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Luiz Suzin Marini, o procurador do Ministério Público, Pedro Sérgio Steil, o prefeito em exercício da capital, Rubens Bita Pereira, os prefeitos da diretoria da FECAM, entre outras autoridades.
O presidente da FECAM, Neodi Saretta, prefeito de Concórdia fez o lançamento do audiovisual e da Revista de 25 anos da entidade, que apresenta a história do municipalismo no Estado. “A revista traz a memória do movimento municipalismo, a relação completa dos presidentes e as conquistas da FECAM”, diz Saretta.
Na solenidade o presidente da FECAM, Neodi Saretta e o da CNM, Paulo Ziulkoski assinaram um convênio de ampliação dos serviços da CNM no Estado. Segundo o presidente da FECAM, Neodi Saretta, através do convênio a Federação divulgará nos municípios os programas e serviços de gestão administrativa da CNM, como exemplo, o Cidadecompras, que permite ao município fazer licitação pública pela Internet.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, em seu discurso classificou a FECAM como uma entidade expressiva e de forte representação política. “A FECAM é uma das entidades mais bem estruturadas no modelo de associativismo, nas Marchas a Brasília é a federação que mais mobiliza prefeitos. A FECAM é a nossa parceira”, diz.
A pauta municipalista também foi discutida no evento, com destaque para a Reforma Tributária e a criação do FUNDEB (Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). A FECAM e a CNM também firmaram parceria visando assessoria e apoio em ações para os municípios.
Galeria de Fotos:
Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM