• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Colegiado de Contadores reivindica alterações na legislação do TCE

Colegiado de Contadores reivindica alterações na legislação do TCE

Colegiado de Contadores reivindica alterações na legislação do TCE 280 210 Fecam Portal


O Tribunal de Contas do Estado comprometeu-se a levar ao plenário, a solicitação do Colegiado de Contadores, que reivindica ao órgão a permissão para efetuar Contrato de Risco nos municípios e a inclusão das obrigações patronais no cálculo dos 60% do FUNDEF. A promessa foi anunciada no último dia 16 de julho, em reunião entre os membros do TCE e Colegiado, que aconteceu no Auditório da Associação da Grandfpolis na Capital.


 


Outra questão em debate foi sobre o calendário de entrega do PPA, LDO e LOA. Segundo o presidente do Colegiado de Contadores, Zaqueu Rogério Francez, consultor contábil da FECAM, o município entregou a Lei de Diretriz Orçamentária (LDO) no dia 14 de abril de 2005 e o Plano Pluri Anual (PPA) encaminhará no próximo dia 30 de agosto. Entretanto o planejamento da LDO faz parte da elaboração do PPA. Por isso, o Colegiado de Contadores solicitou alteração na data de entrega da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).


 


De acordo com o conselheiro do TCE, Otávio Gilson dos Santos, o TCE não pode adiar a entrega da LDO, porque a data segue determinação da Constituição Federal. “Entretanto o TCE ao analisar as prestações de contas, entenderá que o atraso na entrega da LDO como uma situação irregular, mas não gravíssima, sujeito a punições e multas”, explica.


 


Participaram da reunião o conselheiro do TCE, Otávio Gilson dos Santos e representantes dos órgãos, além dos secretários executivos das Associações de Municípios. Na abertura do encontro, o conselheiro do TCE, Otávio Gilson dos Santos, falou sobre a importância de reunir os entes fiscalizados com os fiscalizadores. “Essa reunião é fundamental para o TCE, são encontros dessa natureza, do ente fiscalizador com os fiscalizados, assim viva-voz, onde nasce o contraponto e a resolução do problema, além de ser uma forma de estreitar a relação do TCE com os municípios”, diz o conselheiro.


 


o 2º vice presidente da FECAM, José Milton Scheffer, Prefeito de Sombrio, participou no período da manhã, da reunião e parabenizou a iniciativa do Colegiado de Contadores.


 


Confira as fotos


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM