A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) reuniu, nesta semana, o Colegiado de Contadores e agentes de controle interno, para repasse dos assuntos de interesse da área contábil e controle interno, “principalmente em função das constantes mudanças de legislação, aliada a preocupação dos gestores públicos em conduzir a Administração que forma que atenda os interesses da coletividade, sem deixar de cumprir com as obrigações legais”, destaca o presidente do Colegiado, Francisco de Almeida, da prefeitura de Sul Brasil.
A reunião contou com a presença do presidente da Amosc, prefeito de Caxambu do Sul, Gilberto Ari Tomasi, que destacou “a preocupação da entidade na viabilização dos meios legais de conduzir a gestão pública, respeitando as formas da lei e dos princípios que regem a Administração Pública”.
O assunto de maior destaque no encontro foram as conquistas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), durante reunião com o Colegiado de Contadores Públicos da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Das 15 reivindicações apresentadas houve concordância na grande maioria, objetivando a adequação dos procedimentos.
A assessoria contábil da Amosc, apresentou a avaliação do Sistema de Controle Interno, realizada nos meses de abril e maio, deste ano, em todos os municípios. O Sistemas de Controle Interno, uma exigência do TCE, é uma importante ferramenta de gestão, e se implementada de forma eficiente, previne erros, corrige falhas e contribui para a preservação dos princípios da Administração Pública.
Na microrregião da Amosc o Sistema está implantado e regulamentado em todos os municípios. “Já é possível constatar em alguns municípios os resultados positivos. A gestão municipal está mais eficiente, com equipe motivada e comprometida. Além disso, as ações são planejadas e as metas estão sendo atingidas”, ressalta a assessora contábil da Amosc, Clair Andreis Peiter.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amosc