Na quarta-feira (31/08), o MEC já havia prorrogado o prazo para o dia 6 de setembro (terça-feira), em função dos temporais ocorridos em várias regiões de Santa Catarina que impossibilitou o cadastramento online. São Lourenço do Oeste, Campos Novos e Chapecó e parte do sul catarinense foram as regiões mais prejudicadas. Agora o Ministério está ampliando o prazo para que todos os estados possam promover mais mobilizações em torno da alfabetização de pessoas acima de 15 anos.
Até início desta segunda-feira, a Gerência de Educação de Jovens e Adultos já havia computado cerca de 9,6 mil alunos e 803 turmas, cadastrados no Santa Catarina Alfabetizada. A meta para este semestre é alfabetizar 10 mil pessoas acima de 15 anos que não tiveram acesso à escolaridade. Em todo o país o MEC quer atender 2,2 milhões de brasileiros em 2005.
Os interessados em atuar como professores alfabetizadores receberão uma bolsa mensal de R$ 120,00, mais R$ 7,00 por aluno. As turmas, que devem ter 25 alunos no máximo, funcionarão nos Cejas, Núcleos Avançados de Ensino Supletivo e unidades escolares e nas escolas da rede pública municipal que aderiram ao Programa.
Santa Catarina destaca-se no cenário nacional como o segundo estado mais alfabetizado do país e no ranking dos municípios, como o melhor, apresentando São João do Sul em primeiro lugar. Mesmo assim, mais de 200 mil pessoas acima dos 15 anos ainda não sabem ler e nem escrever.
Fonte: Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia