A maioria dos vinte prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) participa de missão institucional à Europa no período de 17 a 30 de outubro em que participarão de ações de intercâmbio nas áreas de gestão pública, cooperativas e agroturismo na França, Suíça, Alemanha, e Itália.
“Ampliar a visão do mundo e conhecer os avanços que as sociedades mais evoluídas consolidaram nos últimos séculos faz parte da aprendizagem dos administradores públicos que desejam alcançar elevados índices de desempenho e eficiência”, observa o presidente da Amosc, prefeito de Caxambu do Sul, Gilberto Ari Tomasi, que chefia a delegação. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, assumiu interinamente a presidência da Amosc.
A missão, com duração de 13 dias,faz parte das atividades estratégicas da Amosc, que tem buscado em outros países e regiões experiências bem sucedidas, procurando implantar aquelas possíveis na microrregião. Algumas ações de sucesso que obtiveram inspiração em outras experiências internacionais foram o Consórcio Intermunicipal de Saúde, o Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente, a Agencia de Desenvolvimento Regional, a implantação de uma marca regional de produtos, disciplinares de produção, projetos de observatório econômico, mercado público regional, entre outras.
Além de prefeitos, acompanham a missão o Secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, o gerente nacional da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul e técnicos vinculados a instituições regionais.
A primeira parte da programação será cumprida em Paris e adjacências, nos dias 18 a 20, quando os prefeitos manterão encontros e audiências com autoridades francesas e conhecerão novas formas de cooperação intermunicipal. No dia 21 conhecerão as regiões de Reims e Dijon, produtoras de vinhos.
A comitiva catarinense cumprirá programação na sede das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça, dia 22, seguindo para Munique, capital da Bavária, dia 23, com encontro com o Prefeito Municipal, visando intercâmbio de conhecimentos com aquele pais.
COOPERATIVAS – Da Alemanha, os administradores seguem à região italiana de Trento, onde visitarão propriedades rurais e manterão reuniões de trabalho com dirigentes de cooperativas de produtores rurais nos dias 24 a 26. Outros encontros serão mantidos, nesse mesmo período, com o Instituto de Desenvolvimento e Intercâmbio Comercial, com o Instituto Agrário San Michele, Prefeituras e cooperativas de produtores.
Estão programadas atividades na região do Vêneto, especialmente em Veneza, com a discussão de estratégias turísticas e em Bologna, com visita ao Instituto Nomisma de Pesquisas Econômicas, dia 27, com o qual a Amosc mantém cooperação há mais de dez anos. Visitas e reuniões à região de Parma permitirão conhecer a origem da industrialização do queijo, presuntos e produtos alimentícios processados com a marca Parma.
A etapa final será cumprida em Firenze e Roma, dias 28 e 29, com visita aos locais históricos e encontro no Instituto de Gestão Pública de Roma, Cidade do Vaticano e encontro na sede da Embaixada Brasileira. Dia 30, a delegação segue para Milão, de onde retorna ao Brasil.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amosc