Cerca de 100 assessores de comunicação dos municípios catarinenses participam, hoje (22), do I Encontro Estadual de Profissionais de Comunicação do Setor Público Municipal, evento promovido pela FECAM, que acontece no Baía Norte Palace Hotel em Florianópolis.
O ciclo de palestras iniciou com a mesa redonda sobre o tema Assessoria de Imprensa Municipal, que contou com a participação do editor-chefe do Diário Catarinense, Cláudio Thomas, o presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Moacir Pereira, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina, Rubens Lunge e o jornalista da FECAM, Marco Aurélio Gomes.
No debate Thomas questionou a falta de conhecimento dos assessores de comunicação em relação ao mecanismo de produção de notícias no Diário Catarinense. Segundo o editor, o assessor não sabe para qual editoria deve mandar a informação. “O assessor encaminha o release para o Roberto Azevedo, Estela Benetti e Fabian Lemos. Desta forma, muitas vezes a informação é publicada em mais de uma editoria. Neste sistema, quem perde é o leitor”, destaca. Já o colunista político do jornal ANotícia, Moacir Pereira, alertou aos colegas que o release funciona na construção de sua coluna como fonte de pauta e não como nota.
Os participantes também aproveitaram para esclarecer dúvidas em relação a legislação que rege a profissão. Para encerrar a programação da manhã, a diretora de mídia da SECOM apresentou o case de comunicação do governo do estado.Na parte da tarde, será apresentado a Rede Catarinense de Informações Municipais da FECAM.
A programação do evento ainda contempla os temas: o Papel da Comunicação na Modernização da Gestão Pública, Cerimonial e Protocolo. Participaram da abertura do encontro o Prefeito de Concórdia e Presidente da FECAM, Neodi Saretta, o presidente da ACAERT, Ranieri Bertoli, o presidente da ADJORI/SC, Miguel Gobbi e o diretor executivo da ADI/SC, Adriano Caliu.
Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM