• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Municípios defendem alterações no Fundeb em audiência pública do Senado

Audiencia_Publica_do_Fundeb_no_Senado

Municípios defendem alterações no Fundeb em audiência pública do Senado

Municípios defendem alterações no Fundeb em audiência pública do Senado 280 210 Fecam Portal

Os municípios tiveram voz na terceira audiência pública sobre a Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC 009/2006), que trata do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Báscia (Fundeb) em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Hoje (15/03), pela primeira vez, a Comissão de Educação do Senado recebeu, em Brasília, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e as entidades municipalistas, que apresentaram as propostas e reivindicações dos municípios.


 


O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, e os presidentes das federações municipalistas, participaram da audiência, na qual foi proposto que o Fundeb seja repartido em três fundos, que financiariam separadamente a educação infantil, educação fundamental e o ensino médio. Os municípios defendem que apenas um fundo único para financiar os diferentes níveis de educação, acarretaria prejuízos aos municípios.


 


O presidente da FECAM, Anisio Anatolio Soares e o secretário-executivo, Celso Vedana representaram os municípios catarinenses na audiência. Segundo o presidente da FECAM, com o fundo único os estados teriam uma redução na transferência de recursos para seus municípios em comparação com o que se verifica hoje no Fundef. Os Estados têm 7,7 milhões de matrículas no ensino médio, enquanto que os municípios possuem 4 milhões de matriculas na pré-escola e 860 mil nas creches. “Se o Fundeb for um fundo único, haverá transferência de recursos para o ensino médio, que hoje são aplicados no ensino fundamental. Isto aumentaria as dificuldades dos Municípios para financiamento da educação infantil”, explica Anísio Anatólio Soares. O presidente ressalta que os municípios não são contra o Fundeb.


 


Os municípios também reivindicam ampliação no orçamento proposto pela União para financiar o Fundeb e pleiteiam a adoção de um piso salarial profissional para cada estado.


 


No final da audiência, o relator da proposta de emenda à Constituição (PEC 09/06) que institui o fundo, senador José Jorge (PFL-PE), comprometeu-se a encaminhar as reivindicações dos municípios para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, que deverá votar nos próximos dias a proposta de emenda à Constituição que estabelece a criação do Fundeb. 


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM