Apenas nove municípios catarinenses têm mais de 100mil habitantes. Por tanto, Santa Catarina pode ser considerado um Estado atípico de pequenos municípios, dos quais 89% apresentam carência técnica. Para atender esta carência o Governo do Estado lançou, no dia 12 de junho, o Concurso Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para prédios Públicos. Uma ação que visa agilizar processos, facilitar créditos e qualidade de projetos para os equipamentos urbanos.
De acordo com secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Silva, coordenador do Projeto, o Concurso cria oportunidades para os arquitetos do Brasil, na execução de projetos para o Estado, e para os municípios que terão alternativas econômicas e práticas para as obras de educação, saúde, lazer e esportes. “Os prefeitos terão projetos prontos de alta qualidade, facilitando a burocracia e o crédito”, explicou.
No grupo dos pequenos municípios, que serão beneficiados com o Concurso, encontra-se Itopoá, com 15mil habitantes. De acordo com o prefeito da cidade, Sérgio Ferreira de Aguiar, muitos municípios não têm arquitetos e por tanto, não têm estrutura técnica para elaborar suas obras. “Este concurso vem de encontro as necessidades municipais, pois poucos prefeitos têm a viabilidade de contratar pessoas qualificadas para projetar suas obras”, garantiu.
O Concurso Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para prédios Públicos é uma ação do Projeto de Arquitetura Inteligente (PAI), do Governo de Santa Catarina. Para sua realização, o Estado conta com a consultoria do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-SC) e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Ações semelhantes já foram implementadas com sucesso em São Paulo, Paraná, Porto Alegre e Brasília.
Para o presidente do CREA-SC, Raul Zucatto, o Concurso abre alternativas de trabalho para os arquitetos e facilita o papel do CREA na fiscalização dos projetos. %u201C Somos uma instituição descentralizada com 28 postos no Estado, por tanto, estaremos apoiando a ação do PAI e fiscalizando os projetos%u201D, destacou.
Podem participar do Concurso todos os arquitetos do país, devidamente registrados, através de uma ficha de inscrição e da compra do edital, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, rua Frei Caneca 400, Agronômica, Florianópolis. A premiação total é de R$ 56mil, que serão distribuídos entre os vencedores.
Fonte: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável