Pela primeira vez, a FECAM e a AMUNESC realizam um curso de longa duração (160horas/aulas) sobre o tema Contabilidade Pública, voltado à capacitação de contadores, auxiliares de contabilidade, controladores internos, servidores do departamento de fiscalização, arrecadação e das Câmaras de Vereadores da região. A aula inaugural acontece nesta quinta-feira (28/6), às 10h, no auditório da associação, em Joinville.
Durante o curso, os mais de 35 inscritos terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre temas da administração pública e conseqüentemente, melhorar os serviços prestados à comunidade local. O primeiro módulo do curso abordará os temas: Oratória para Profissionais da Contabilidade e Sistema de Administração Financeira (SIAF). O assessor chefe da Controladoria Regional de Santa Catarina substituto, Gabriel Pires de Moraes, apresentará o funcionamento do sistema adotado pela União.
No dia 30/6, os participantes discutirão sobre Planejamento Governamental. O palestrante, Gilberto Brasil, assessor contábil da GRANFPOLIS vai orientá-los sobre como elaborar o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). As aulas acontecem quinzenalmente.
O curso abrange os seguintes temas: Sistema Orçamentário, Sistema Financeiro, Programação Financeira e Tesouraria/ Procedimentos Orçamentários e Contábeis da Destinação de Recursos, Sistema Patrimonial e Compensação, Prestação de Contas/Relatórios Contábeis, Custos e Almoxarifado, Funcionalidades do Controle Interno,Contabilização da dívida ativa e renúncia de receitas,Tramitação das contas Municipais junto ao TCE/SC e Administração Patrimônio Público. Esses assuntos serão abordados por técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional, Tribunal de Contas, Associações de Municípios e Conselho Regional de Contabilidade.
Segundo o presidente da FECAM, Anísio Soares, a proposta da federação, através da Escola de Gestão Pública Municipal, é intensificar a realização de cursos de extensão em parceria com as Associações de Municípios. “Vamos investir na qualificação profissional dos servidores públicos, para que os prefeitos sejam orientados de forma correta e desta forma tenham suas contas provadas pelo Tribunal de Contas”, disse.
A iniciativa conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC).
Fonte: Assessoria de Comunicação da FECAM