• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Município de Tijucas inaugura Farmácia Popular

Município de Tijucas inaugura Farmácia Popular

Município de Tijucas inaugura Farmácia Popular 150 150 Fecam Portal

O Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Tijucas (SC), inaugurou no dia 24/8, a 197ª unidade do Programa Farmácia Popular do Brasil e a sétima no Estado. A farmácia, instalada na Avenida Hercílio Luz, 688 – Centro, repassará à população medicamentos a preço de custo, adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) exclusivamente para o programa.


 


A unidade funcionará em uma área de 266 m² para o atendimento estimado de 80 mil pessoas. Em Santa Catarina já foram instaladas farmácias populares nos municípios de Criciúma, Itajaí, Rio do Sul, Florianópolis, São Bento do Sul e São José.


 


O Programa – Após a confirmação do credenciamento da unidade ao Programa Farmácia Popular do Brasil, os gestores parceiros recebem do Ministério da Saúde um financiamento inicial de até R$ 50 mil para reforma e adaptação dos locais onde as farmácias serão instaladas. Têm garantidos, também, R$ 10 mil mensais para manutenção das unidades, como pagamento de pessoal e contas de água, luz e telefone.


 


Todas as farmácias funcionam das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. Seguindo o padrão do programa, as unidades são equipadas com aparelho de televisão e vídeo/DVD para a exibição de campanhas do Ministério da Saúde. Elas têm estrutura adaptada à realidade regional, além de farmacêuticos e funcionários qualificados para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto da medicação.


 


Para ter acesso aos medicamentos, basta o interessado se dirigir à farmácia popular com receita médica ou odontológica. Os medicamentos são adquiridos em laboratórios públicos e privados do país. Dessa forma, é possível uma redução média de 90% no preço dos produtos e nas despesas dos usuários com aquisição de medicamentos.


 


Fonte: Ascom FECAM com informações do Ministério de Saúde