Os municípios catarinenses poderão contar com o assessoramento do Conselho de Secretários de Agricultura de Santa Catarina (CONSASC) em assuntos da agricultura, pecuária, meio ambiente, abastecimento e agroindústria. A diretoria do conselho esteve nesta semana, na sede da entidade, em Florianópolis, para propor à FECAM a vinculação do conselho junto a estrutura da federação. O diretor-executivo da entidade, Celso Vedana, confirmou o apoio ao CONSASC.
A partir desta integração o conselho passa a funcionar na sede da FECAM, na Capital. O engenheiro sanitarista da entidade, Rolando Nunes Córdova, será o responsável pela articulação com o CONSASC.
Entre as finalidades do conselho estão defender e integrar as ações das Secretarias Municipais da Agricultura, estabelecer mecanismos de abastecimento a população preservando o Meio Ambiente, representar e apoiar os Secretários Municipais de Agricultura do Estado, participar da formulação das políticas para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário e agro-industrial do Estado e coletar e divulgar informações relativas ao setor para as Secretarias Municipais da Agricultura do Estado. Além de promover a realização de encontros, congressos, seminários e reunião dos secretários municipais e diretores de instituições similares para o estudo de problemas relacionados com as áreas e atualizar a legislação pertinente às áreas, entre outros.
Participaram da reunião o presidente do CONSASC – Donato João Noernberg, Secretário de Agricultura do Município de Canoinhas, o vice-presidente – Roque Marx, Secretário de Agricultura do Município de São João do Oeste e a conselheira – Sandra Fabrícia Cândido, Diretora da Secretaria de Agricultura do Município de Jacinto Machado.
Fonte: Ascom FECAM