• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM capacita profissionais de comunicação

Palestra_do_Caco_Barcellos_encerra_encontro

FECAM capacita profissionais de comunicação

FECAM capacita profissionais de comunicação 280 187 Fecam Portal

Mais de 150 profissionais de comunicação do Estado, entre eles, assessores de imprensa municipais, jornalistas e colunistas participaram do II Encontro Estadual de Profissionais de Comunicação do Setor Público Municipal no dia 26 de janeiro, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade em Florianópolis.


 


Nesta edição houve a participação dos prefeitos, vice-prefeitos e secretários executivos das associações de municípios. Na abertura do evento, o então presidente da Federação, Anísio Soares, prefeito de Governador Celso Ramos, destacou a importância da comunicação no contato com os cidadãos.”As assessorias de comunicação são o principal canal de relacionamento com a população”, disse.


 


Durante o encontro aconteceu a eleição e posse dos conselhos Executivo e Fiscal da FECAM para o mandato de um ano. O presidente eleito, José Milton Scheffer, prefeito de Sombrio, garantiu que neste ano a Federação  investirá na profissionalização do setor de comunicação das prefeituras.


 


A integração com os profissionais da mídia estadual, planejamento estratégico em comunicação e uso correto da logomarca dos municípios foram os principais temas em discussão no evento. O encerramento contou com a palestra do jornalista Caco Barcellos, que destacou a importância da investigação na produção das matérias jornalísticas e criticou o jornalismo declaratório.


 


Debate com colunistas e editores


 


Pauta, release, gancho termos conhecidos no dia-a-dia de uma assessoria de comunicação foram discutidos na mesa de debates: Assessoria de Imprensa Municipal. Colunistas, editores e coordenadores dos principais veículos de comunicação aproveitaram a oportunidade para aperfeiçoar o relacionamento com as assessorias de imprensa municipais.


 


O colunista do grupo RBS/SC, Moacir Pereira, destacou a ética como fator fundamental no relacionamento entre colunista e assessor. A colunista política da Associação dos Diários do Interior (ADI/SC), Adriana Baldissarelli, explicou que a coluna antecipa os fatos.


 


Na discussão sobre que assunto é pauta para as editorias, a coordenadora do Núcleo Globo da RBSTV/SC, Brigida De Poli, destacou que temas ligados ao meio ambiente e festas municipais são pautas preferenciais para a Globo nacional. Também destacou que atualmente todos os dias a filial catarinense emplaca uma reportagem nos telejornais e programas da emissora.


 


Para o editor de política do Diário Catarinense, Roberto Azevedo, as assessorias de imprensa deveriam repercutir mais os assuntos nacionais a nível regional, por exemplo, a questão do PAC.


 


O painel também contou com a participação da colunista de economia Estela Benetti, que citou a importância da parceria das assessorias no envio de informações e fotos para a coluna. O diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina, Rubens Lunge, enfatizou a importância de um jornalista atuando nas prefeituras.


 


Fonte: Ascom FECAM