• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM apóia Projeto Incluir

FECAM apóia Projeto Incluir

FECAM apóia Projeto Incluir 280 210 Fecam Portal

Mais 20 mil agricultores familiares catarinenses serão incluídos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Esta é a meta do Projeto Incluir lançado hoje (1/6), com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre governo do Estado, Ministério de Desenvolvimento Agrário, Banco do Brasil, Epagri, FECAM e outras entidades parcerias como a Fetaesc, Faesc, Fetrasul e Ocesc.


 


O vice-presidente da FECAM, Anísio Soares, prefeito de Governador Celso Ramos esteve presente na solenidade, que contou com a presença do Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira e do representante do MDS, João Luiz Guadagnin, diretor do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção Rural-substituto, no auditório da Epagri, em Florianópolis.


 


O objetivo do Projeto Incluir é facilitar o acesso dos agricultores familiares aos recursos do Pronaf, através do atendimento descentralizado em operadores municipais.A partir de agora, os agricultores poderão ter acesso ao crédito do Pronaf sem precisar ir à agência do Banco do Brasil. O atendimento será realizado por técnicos dos sindicatos rurais, da Epagri, servidores municipais da secretaria de agricultura.


 


Segundo o Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, o Programa incentivará o agricultor a permanecer no interior e combaterá tanto o êxodo rural, quanto o processo de litorização. “Hoje, as 20 cidades que mais cresceram estão situadas no litoral. Enquanto, as 20 cidades que menos se desenvolveram estão localizadas no interior. Por isto, este Programa é mais um instrumento de geração de renda e de combate ao processo de litorização”, defendeu.


 


O Diretor do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção Rural-substituto, João Luiz Guadagnin,também destacou que o Projeto ampliará recursos principalmente, para os agricultores menos favorecidos. “O crédito aplicado aqui em Santa Catarina, rende. Este é o Estado com menor índice de inadimplência”, disse.


 


Para o vice-presidente da FECAM, Anísio Soares, a FECAM apóia iniciativas como estas de fortalecimento da economia local. “Vamos incentivar as associações de municípios e municípios para que participem do Projeto Incluir”, disse.


 


Com a implementação do Projeto, os agricultores familiares contarão com a proteção do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), para riscos de variações climáticas e com o Programa de Garantia de Preço da Agricultura Familiar (PGPAF).


 


Fonte: ASCOM/FECAM