• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

A relação do turismo com o meio ambiente será tema do Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal

A relação do turismo com o meio ambiente será tema do Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal

A relação do turismo com o meio ambiente será tema do Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal 150 150 Fecam Portal

 Dayane Nunes, Ascom/FECAM

Conciliar a exploração turística com a preservação ambiental tem sido um dos desafios dos gestores municipais para a promoção do turismo sustentável. O tema será discutido nos dias 5 e 6 de setembro, no Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal, realizado pela FECAM com apoio da AMESC, em Araranguá.

A Tutora da Fundação Universitária Ibero-americana, Cleciane Dias Mendonça, apresentará através do Projeto de Controle de Enchentes e Gestão Ambiental Participativa desenvolvido no município de Alfredo Wagner, que é possível conciliar desenvolvimento turístico com preservação ambiental. "O turismo sustentável é um instrumento facilitador dos processos de gestão ambiental participativa", afirma.

Cleciane explica que o objetivo geral do projeto foi o de conhecer as potencialidades que o município de Alfredo Wagner tem em relação às águas visando o desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis com a participação da comunidade. O projeto foi realizado em 2003, com apoio do Núcleo de Estudos da Água da Universidade Federal de Santa Catarina, comunidade local e prefeitura municipal.

Ela destaca que a partir da problemática das enchentes, foi possível perceber que o município poderia utilizar as cachoeiras da localidade, como um atrativo para a região e desenvolver o turismo sustentável. "Foi realizado um roteiro turístico com base na realidade local, visto que Alfredo Wagner é uma rota de passagem. Além de levar a própria comunidade para conhecer as cachoeiras da região", disse.

A participação da comunidade local foi fundamental para o desenvolvimento do projeto. "Embora a motivação inicial da população para a participação no estudo estivesse centrada na necessidade econômica a ser amenizada pelo desenvolvimento do turismo sustentável na região, é possível mencionar dentre outros aprendizados que a Comunidade percebeu que a implementação de uma atividade turística sustentável – socialmente justa, organizada e de "bem com a natureza" – têm um significado maior que aquele inicial, pois interage com outras dimensões que contribuem igualmente para o processo de ser feliz e viver saudável", disse.

A partir do projeto, a prefeitura municipal intitulou a cidade como a "Capital das Nascentes", já que o município é situado na nascente do rio Itajaí do Sul e um dos formadores do rio Itajaí Açu. Hoje, são mais de 5 cachoeiras identificadas como pontos turístico no município.