• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM e UNISUL assinam termo de cooperação técnica

Primeiro_curso_de_pos_graduacao_da_EGEM_reune_40_profissionais

FECAM e UNISUL assinam termo de cooperação técnica

FECAM e UNISUL assinam termo de cooperação técnica 280 210 Fecam Portal

Dayane Nunes, Ascom/FECAM

Ampliar a oferta de cursos de especialização com ênfase na administração pública, em diversas regiões do Estado é o objetivo do termo de cooperação técnica firmado entre FECAM e Unisul. A criação da primeira especialização, resultado desta parceria, foi realizada pela AMESC em parceria com a Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM). Trata-se da Pós-Graduação em Contabilidade Pública e Tributação, dirigido aos servidores públicos de prefeituras do sul do estado. A solenidade de assinatura do termo e a aula inaugural do curso foram realizadas na última sexta-feira (9/11), na sede da associação microrregional, em Araranguá.

O objetivo da FECAM e da Unisul é desenvolver ações conjuntas nas áreas técnica, científica, pedagógica, cultural e administrativa, através da realização de projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, cultural, de extensão e educação.

Segundo o presidente da FECAM, José Milton Scheffer, prefeito de Sombrio, a operacionalização deste termo será realizada pela FECAM que delegará atribuições a Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM. "Nosso objetivo é estimular as demais associações de municípios a ofertarem cursos de especialização nas regiões, visando a capacitação e atualização dos agentes políticos e técnicos municipais", disse.

Os servidores públicos municipais já aprovaram a iniciativa das entidades, a primeira turma da Pós-Graduação em Contabilidade Pública e Tributação é formada por 40 profissionais. Durante dois anos, eles estudaram temas ligados ao direito e contabilidade pública. As aulas são quinzenais e acontecem às sextas-feiras e aos sábados, na própria sede da AMESC.

Aula inaugural
Na solenidade de criação do curso de Pós-Graduação em Contabilidade Pública e Tributação na AMESC, o presidente da EGEM, Adilson Schmitt, prefeito de Gaspar, destacou o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) na indicação de professores para o curso de pós-graduação.

O objetivo desta especialização é atualizar conhecimentos, de modo a formar profissionais especializados no desempenho de atividades relacionadas à execução orçamentária, financeira, contábil e tributária do município.

Segundo o presidente da AMESC, Nailor Biava, prefeito de Timbé do Sul, a AMESC cumpre com uma de suas metas ao ofertar está pós-graduação. "Neste ano, nosso trabalho esteve direcionado para a estruturação técnica da associação e para a ampliação de capacitações aos servidores públicos, a exemplo desta especialização", disse.

Em seguida, o professor da Unisul, Wilson Demo, abordou os Fundamentos do Direito Administrativo. Na programação da especialização, temas como: auditoria de recursos humanos, planejamento governamental, direito tributário, crimes contra a ordem tributária, sistema orçamentário, financeiro, patrimonial e compensado, entre outros.

Também participaram da solenidade as seguintes autoridades: o vice-presidente de controle interno do CRC/SC, Lourival Pereira Amorim, diretora em exercício dos campus: Tubarão e Araranguá da Unisul, Professora Alexandra Ferro Orsoni, o Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Unisul – Campus Araranguá, Édio Silveira e o diretor executivo da FECAM, Celso Vedana.