• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

EGEM realiza curso para orientar municípios na elaboração de projetos

EGEM realiza curso para orientar municípios na elaboração de projetos

EGEM realiza curso para orientar municípios na elaboração de projetos 150 150 Fecam Portal

Dayane Nunes – ASCOM/FECAM

O Ministério do Esporte abriu inscrição para a chamada pública do Programa Esporte e Lazer da Cidade. Outro ministério que está financiando ações municipais é o da Cultura, que abriu edital para apoiar a criação de museus nas cidades. Para garantir que os municípios interessados recebam recursos destes ministérios, a FECAM por meio da Escola de Gestão Pública Municipal, realiza no dia 30 de janeiro, o Curso sobre Elaboração de Projetos – Ministérios da Cultura e Esporte, no auditório da Fiesc, em Florianópolis.

Na capacitação, o agente público conhecerá a documentação necessária, a tramitação do projeto, a legislação aplicada e os itens financiáveis, além de conhecer o modelo adequado para elaboração do projeto, dicas práticas para construir uma boa proposta e o funcionamento da habilitação on-line do proponente.

Os municípios que já elaboraram seus projetos podem fazer a revisão da proposta no próprio curso. Os temas serão abordados pela Diretora de projetos da Projettare Consultoria, Dóris Couto.

O curso inicia às 8h e encerra às 18h. As inscrições estão disponíveis no portal da EGEM: www.egem.org.br

 Edital Mais Museus
O Ministério da Cultura financia a criação de museus nas cidades com até 50 mil habitantes e que não possuem instituição museológica. Os municípios interessados devem encaminhar proposta para o Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan, até o dia 28 de fevereiro.

Os projetos municipais serão financiados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), com recursos de até R$ 100 mil, excluindo a contrapartida.

O apoio abrange aquisição de equipamentos e mobiliários; elaboração de projetos para execução de obras e serviços; instalação e montagem de exposições; restauração de imóveis; elaboração de projetos museológicos ou museográfico; e benfeitoria em imóveis.

Programa Esporte e Lazer da Cidade Ministério do Esporte
Os municípios interessados em receber recursos do Programa Esporte e Lazer da Cidade têm até o dia 7 de março para encaminhar sua proposta. O programa financia políticas públicas que consolidem o esporte e lazer como direitos sociais.

De acordo com o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO/2008 – será exigida a apresentação de contrapartida da instituição proponente nos convênios que vierem a ser firmados com instituições vinculadas a estados, municípios e Distrito Federal, conforme percentuais mínimos, sobre o valor aportado pelo Ministério. Para municípios com até 25.000 habitantes o valor é de 3% e as demais cidades 20%.

Fonte: Com informações dos Ministérios do Esporte e da Cultura