• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Senador Cristovam propõe isenção de IPI na aquisição de veículos para transporte escolar

Senador Cristovam propõe isenção de IPI na aquisição de veículos para transporte escolar

Senador Cristovam propõe isenção de IPI na aquisição de veículos para transporte escolar 150 150 Fecam Portal

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apresentou projeto de lei para conceder isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de veículos de transporte coletivo de estudantes, quando realizada por prefeituras municipais e pelo Distrito Federal, bem como por profissionais autônomos e suas cooperativas habilitados e dedicados exclusivamente ao transporte escolar. Esta é uma das principais reivindicações municipalistas.

Pelo projeto (PLS 20/08), a isenção será declarada nula e o imposto será cobrado com todos os acréscimos legais caso o veículo seja usado em atividade diversa do transporte escolar ou vendido a terceiros para utilização em outras atividades.

Em sua justificação, Cristovam argumenta que a política educacional tem evoluído no Brasil para englobar merenda escolar, fornecimento de livro didático, inclusão digital e capacitação continuada dos docentes. Assim, a facilidade de acesso físico ao estabelecimento escolar também precisa ser contemplada.

O senador explica, ainda, que nas zonas agrícolas as administrações locais enfrentam dificuldades para transportar a população infantil até às escolas. Nas grandes cidades, o problema também existe, lembrou, agravado pela violência urbana e pelo alto custo do transporte escolar, principalmente para as famílias de baixa renda.

Segundo Cristovam, a isenção de IPI para veículos escolares pretende aperfeiçoar a política educacional do país, contribuindo para baratear o transporte seguro e eficiente dos estudantes, em percursos de ida e volta de suas residências até os estabelecimentos escolares.

O projeto está em tramitação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e tem como relator o senador Gerson Camata (PMDB-ES).