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Guaramirim é referência nacional em educação

Guaramirim é referência nacional em educação

Guaramirim é referência nacional em educação 150 150 Fecam Portal

ASCOM/FECAM

O município de Guaramirim, localizado no norte do Estado, está entre as 37 redes municipais de educação que asseguram aprendizado de qualidade, segundo a pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cidade é a única representante de Santa catarina na pesquisa. O estudo foi apresentado nesta terça-feira (25), durante o 3º Fórum Nacional da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em Brasília.

O que faz com que uma rede municipal de educação garanta a cada um de seus alunos o direito de aprender? Esta foi a pergunta que orientou a pesquisa.  A partir de visitas de campo às redes de ensino, os pesquisadores descobriram boas práticas e ações de aprendizagem que, combinadas,  garantiram às redes municipais desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) acima da média nacional de 3,8, numa escala de zero a dez. Em Guaramirim, o Ideb em fases iniciais é de 5,4.

Em todos os casos exemplares, foram observadas ações que privilegiam foco na aprendizagem, consciência e práticas de rede, planejamento, avaliação, valorização do professor, formação do corpo docente, valorização da leitura, atenção individual ao aluno, atividades complementares e parcerias externas.

O presidente da FECAM, Dávio Leu, parabeniza o prefeito Mario Sergio Peixer por sua gestão administrativa, que investe na promoção de políticas públicas eficientes, o que garante a qualidade no ensino municipal e o desenvolvimento do município.

Pesquisa
As redes foram escolhidas com base no cruzamento de informações socioeconômicas dos alunos, com informações dos municípios e com a nota do Ideb de cada rede. Os municípios visitados possuem características diversas, com população que varia de seis mil a 788 mil habitantes e estão localizados nas cinco grandes regiões do país. Dessa maneira, essas redes municipais representam e incorporam a diversidade e os desafios para se garantir o direito  de aprender nos 5.564 municípios brasileiros.

Para entender os motivos do sucesso dessas redes, foram entrevistados secretários de educação, coordenadores pedagógicos, professores, alunos, pais, funcionários e membros do conselho escolar. Cada um deles apontou as razões que acreditam ter sido importantes para o aprendizado de qualidade dos estudantes das escolas públicas municipais.

A publicação Redes de Aprendizagem é resultado de parceria entre o Unicef, o Ministério da Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Fonte: Com informações da assessoria de imprensa do Unicef