• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Municípios podem receber recursos das perdas da Lei Kandir em 2008

Municípios podem receber recursos das perdas da Lei Kandir em 2008

Municípios podem receber recursos das perdas da Lei Kandir em 2008 150 150 Fecam Portal

ASCOM/FECAM

A União repassará  R$ 1,9 bilhão aos municípios brasileiros para compensar as isenções concedidas aos exportadores oferecidas por estados, Distrito Federal e municípios, por conta da Lei Kandir, conforme determina o projeto de lei da Câmara (PLC 133/08), aprovado nesta quarta-feira (10), pelo Plenário do Senado.  O projeto segue para sanção do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao todo, a União vai transferir R$ 3,2 bilhões aos estados, DF e municípios, segundo informações do Executivo, autor da proposta. Os recursos serão distribuídos 75% aos estados e 25% aos municípios. Entretanto, as parcelas pertencentes a cada estado, incluídas as de seus municípios, e ao DF, serão proporcionais aos coeficientes individuais de participação estabelecidos em dois anexos da proposta.

O valor que cada município receberá obedecerá aos coeficientes individuais de participação na distribuição da parcela do Imposto sobre Mercadorias e Serviços (ICMS), aplicados ao exercício de 2008. Esses recursos deverão ser entregues até o décimo dia útil de cada mês.

O Ministério da Fazenda deverá definir, em até 30 dias contados a partir da publicação desse projeto como lei, as regras da prestação de informação pelos estados e pelo Distrito Federal sobre a efetiva manutenção e aproveitamento de créditos pelos exportadores.

Votação
O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) proferiu parecer de Plenário favorável ao projeto, enquanto os senadores Wellington Salgado (PMDB-MG), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Valter Pereira (PMDB-MS) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG) reclamaram que os recursos repõem apenas uma parte das perdas sofridas por seus estados. Wellington Salgado registrou seu voto contrário à matéria.

Fonte: Com informações da Agência Senado.

 

Assessoria de Comunicação da FECAM
Contatos: (48)3221 8816
imprensa@fecam.org.br