• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Criado o Colegiado de Assistentes Sociais das Associações de Municípios

Colegiado_de_Assistentes_Sociais

Criado o Colegiado de Assistentes Sociais das Associações de Municípios

Criado o Colegiado de Assistentes Sociais das Associações de Municípios 600 400 Fecam Portal

Dayane Nunes
ASCOM/FECAM

Congregar os profissionais da área de Assistência Social, oportunizando o debate e a construção de soluções comuns, bem como, o aperfeiçoamento técnico dos servidores vinculados a Política de Assistência Social dos municípios filiados à FECAM e o objetivo do Colegiado de Assistentes Sociais das Associações de Municípios, instituído nesta quarta-feira (4), em reunião entre os profissionais das associações, em Florianópolis. A assistente social da FECAM, Janice Merigo, foi eleita e empossada presidente do Colegiado.

A diretoria é composta pela vice-presidente, Neuza Terezinha Bottega, assistente social da AMFRI; a 1ª secretária, Ivania da Silva May, assistente social da AMUREL e a 2ª secretária, Maike Scheila Tschoeke Steidel, assistente social da AMPLANORTE.

Uma das atribuições do Colegiado será assessorar em conjunto com os profissionais dos municípios a organização das Conferências Municipais da Assistência Social, Criança e Adolescente, Segurança Alimentar e Nutricional e Racial. Além de orientar os municípios na elaboração dos Planos Plurianuais de Assistência Social.

"A organização da Política de Assistência Social nos municípios, por meio da instituição dos Conselhos Municipais, implantação dos CRAS, efetivação de serviços, programas e projetos, viabilizam o repasse de recursos dos governos Federal e Estadual, garantindo assim o atendimento da população, que busca na Assistência Social alternativas para sair de situações de risco. O olhar dos técnicos da Política de Assistência – Assistente Social, Pedagogo e Psicólogo – deve buscar a autonomia das famílias, desvinculando a política de assistência social de serviços assistencialistas e que tornem as famílias dependentes da prefeitura", disse a presidente do Colegiado.

Na reunião também foi definida a programação do I Seminário Estadual de Gestores e Técnicos da Política de Assistência Social, nos dias 06 e 07 de abril, em Florianópolis. Já está confirmada a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome para palestrar no evento.

Participaram da reunião o diretor executivo da FECAM, Celso Vedana e as assistentes sociais das seguintes associações: GRANFPOLIS, AMARP, AMPLASC, AMREC, AMUNESC, AMAUC, AMAVI, AMESC, AMOSC, AMPLANORTE, AMFRI e AMUREL. A Secretaria de Estado da Assistência Social marcou presença no encontro, onde esclareceu dúvidas sobre a elaboração dos planos.