• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Seminário vai debater a Política de Assistência Social

Seminário vai debater a Política de Assistência Social

Seminário vai debater a Política de Assistência Social 150 150 Fecam Portal

ASCOM/FECAM

A operacionalização da Política de Assistência Social pelos municípios catarinenses será debatida com gestores e técnicos das prefeituras catarinenses nos dias 6 e 7 abril no I Seminário Estadual de Gestores e Técnicos da Política de Assistência Social, promovido pela FECAM, no Teatro do Centro Multiuso de São José.

O objetivo do Seminário é discutir a Política e o Sistema Único de Assistência Social e orientar os gestores na elaboração do Plano de Ações 2009 e na apresentação do demonstrativo físicofinanceiro referente à 2008.

Segundo a assistente social da FECAM, Janice Merigo, é importante que os gestores e técnicos dos municípios participem deste encontro que orientará os municípios quanto à efetivação da Assistência Social enquanto política pública, que busca a emancipação e autonomia das famílias. Este encontro será fundamental para pensarmos a proteção básica e especial por meio da construção dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS. É nos CRAS que as famílias em situação de vulnerabilidade social são atendidas pelo município.  

O evento inicia com a apresentação da Política Nacional de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) pela Secretária Nacional de Assistência Social, Ana Lígia Gomes, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.

O Tribunal de Contas do Estado também participará do evento para esclarecer os gestores sobre a concessão de benefícios e fundos municipais. O palestrante é Geraldo José Gomes, diretor da Diretoria de Controle dos Municípios.

No segundo dia, a programação abordará a Política de Assistência Social no Estado, que será apresentada pela Secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Dalva Maria De Luca Dias. Além da Oficina para a elaboração do Plano de Ações, que é o planejamento do município na área social, que deverá ser encaminhado ao Ministério no mês de abril.

As inscrições são gratuitas e direcionadas aos gestores e técnicos de Assistência Social das prefeituras catarinenses. O evento conta com apoio da  Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e do Conselho Regional de Serviço Social.

 

Assessoria de Comunicação
(48)3221 8816
imprensa@fecam.org.br