O prefeito de Luzerna, Norival Fiorin (PMDB) foi eleito presidente da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM para o mandato de dois anos, na última quarta-feira (16). Ele cumpria mandato temporário à frente da instituição, desde janeiro de 2009, substituindo Maria Carlesso Doré, que encerrou sua gestão no município em 2008.
O prefeito de Guaramirim, Nilson Bylaardt (PMDB), foi eleito 1º vice-presidente e o prefeito de Sideropólis, Douglas Gleen Warmling (PP) 2º vice-presidente do Conselho Administrativo da Escola. A eleição foi por consenso e ratificada pelos prefeitos e presidentes de associações de municípios em Assembleia Geral Ordinária da EGEM, realizada no auditório da Unialsselvi, em Blumenau.
Fiorin destacou como prioridade a realização dos eventos e congressos estabelecidos no Plano de Trabalho da Escola e a ampliação dos cursos de especialização.
"Neste primeiro ano de mandato, é fundamental a capacitação dos técnicos municipais para garantir a eficiência do serviço público", disse.
A gestão financeira da Escola será coordenada pelo prefeito de Indaial, Sérgio Almir dos Santos (PMDB). O prefeito de Faxinal dos Guedes, Flávio Bruno Boff (PSDB) e o prefeito de Piratuba, Adélio Spanholi (PMDB) também foram eleitos para o Conselho Fiscal.
Os membros suplentes eleitos foram a prefeita de Mirim Doce, Maria Luiz Kestring (PMDB); o prefeito de São Bernardino, Waldir Antônio Walker (DEM) e o prefeito de Santa Rosa de Lima, Celso Heidemann (PP).
EGEM
A Escola é a instituição de ensino da FECAM e das 20 associações de municípios do Estado de Santa Catarina, responsável pela execução dos cursos e congressos realizados pelas entidades.
Foi fundada em 2004 pelo então prefeito de Chapecó, Pedro Uczai (PT) como uma departamento de capacitação da FECAM. Em 2007, foi registrada como entidade de ensino com personalidade jurídica e passou a ser administrada pela FECAM e as associações de municípios.
Em 2008, capacitou mais de 3 mil agentes políticos e servidores públicos municipais.