• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Câmara vai premiar cidades com boas políticas de mobilidade urbana

Câmara vai premiar cidades com boas políticas de mobilidade urbana

Câmara vai premiar cidades com boas políticas de mobilidade urbana 150 150 Fecam Portal

A Câmara vai premiar cidades com boas políticas de mobilidade urbana. A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados recebe até 28 de julho as inscrições para a quinta edição do concurso "Selo Cidade Cidadã". O prêmio será entregue aos municípios que se destacarem na adoção de políticas sobre esse tema.

O segundo vice-presidente da Comissão, deputado Fernando Chucre (PSDB-SP), cita como exemplos de políticas que deveriam ser estendidas a outros municípios do País o bilhete único, em São Paulo, o acesso dos cadeirantes aos ônibus de Curitiba e o posicionamento dos pontos de ônibus nessa cidade.

Regras do concurso

Para se inscreverem, os municípios deverão apresentar projetos que estejam em andamento há pelo menos seis meses e que tenham sido concluídos há no máximo quatro anos. Municípios de todo o país podem participar em duas categorias populacionais: de até 100 mil habitantes ou acima de 100 mil habitantes.

O julgamento levará em conta ações com resultados concretos para melhorar as condições de vida dos moradores. Os projetos vencedores serão divulgados até 21 de agosto de 2009. As prefeituras que ganharem terão o direito de usar a marca oficial "Selo Cidade Cidadã 2009" na identidade visual do município.

A premiação dos municípios vencedores ocorrerá em 13 de novembro, na Câmara dos Deputados, durante a 9ª Conferência das Cidades. Na última edição do concurso, foram premiadas iniciativas em Iperó e Osasco, em São Paulo; Conceição do Araguaia e Belterra, no Pará; Macaé, no Rio de Janeiro, e Belo Horizonte, Minas Gerais.

A ficha de inscrição deve ser encaminhada à Comissão de Desenvolvimento Urbano. O edital e a ficha estão na página principal da Câmara, em http://www.camara.gov.br/. .

 

Fonte: Agência Câmara