Os agricultores familiares catarinenses atingidos pelo excesso de chuvas em 2008 terão até 15 de outubro para o pagamento das parcelas de financiamento de custeio ou de investimento a vencer no período de 1º de julho a 14 de outubro de 2009, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou do Programa Nacional de Crédito Fundiário.
A prorrogação é válida somente para as operações contratadas até 31 de outubro de 2008. A medida foi aprovada na última quarta-feira (17), durante reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).
A prorrogação do prazo vale para os agricultores que não têm a cobertura do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf) ou do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e que tenham sua atividade financiada localizada nos municípios de Santa Catarina que decretaram estado de calamidade pública ou situação de emergência, em função do excesso de chuvas e suas consequências, entre 1º de outubro de 2008 e 10 dezembro de 2008, reconhecidos pelo Governo Federal.
Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário