Na manhã desta quarta-feira (26), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reuniu gestores municipais de Florianópolis, incluindo o prefeito Dário Berger, e representantes da sociedade para discutir os encaminhamentos do Censo 2010 na capital do Estado. Estiverem presentes, em nome da Federação, o diretor executivo da entidade, Celso Vedana; o coordenador do Centro de Tecnologia da Informação, Emerson Souto; e o secretário executivo da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), Miguel Augusto Forbeck Faraco. A reunião foi conduzida pelo chefe da unidade catarinense do IBGE, Maurício Batista.
Como apresentado pelo Instituto, as comissões municipais são formadas por representantes da sociedade que possam colaborar com a realização do censo. O acompanhamento dos trabalhos locais será uma das principais funções dessas comissões. Dário Berger provocou a comissão da capital dizendo que deve ser feito aqui o melhor censo do Brasil. Nesse sentido, a participação da FECAM foi ressaltada como sendo de grande importância para a articulação do censo em todo o Estado.
A Federação também vem mobilizando as associações municipais e as prefeituras para que estas participem ativamente dos trabalhos. O censo é base de referência para o cálculo de repasses municipais, como o FPM, por exemplo, e também de investimentos relacionadas às áreas da saúde, da assistência social, da educação etc. Por isso, é importante que as pesquisas sejam bem executadas em todos os municípios do Estado.
ASCOM/FECAM