• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

O trabalho do assistente social nas associações é tema de encontro em Videira

O trabalho do assistente social nas associações é tema de encontro em Videira

O trabalho do assistente social nas associações é tema de encontro em Videira 150 150 Fecam Portal

O trabalho dos assistentes sociais na assessoria dos municípios será o tema do encontro nos dias 29 e 30, em Videira. O Colegiado de Assistentes Sociais também irá discutir os encaminhamentos para o II Seminário de Gestores de 2010 e os cursos de capacitação em parceira com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST/SC).

Como explica a assistente social da FECAM, Janice Merigo, o colegiado é formado pelas assistentes sociais das associações microrregionais. Para aquelas que não possuem um profissional da área, o pedido é para que um profissional de algum município da associação ou uma cidade-pólo envie o representante.

O fortalecimento do trabalho na área depende da articulação dos profissionais. "O intuito do colegiado é justamente buscar estratégias para qualificar os serviços prestados pelas associações microrregionais, que devem identificar recursos do governo federal para auxiliar os gestores na política da assistência social nos municípios", explica Merigo.

Esse esforço é necessário porque, em Santa Catarina, muitas localidades ainda estão na gestão inicial das ações na área da assistência, o que impossibilita o acesso aos recursos federais. Em relação ao Sistema Único de Saúde (SUAS), Janice Merigo explica que os espaços físicos para os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), programas, projetos e serviços já existem, mas falta organização.  "O desenvolvimento da política de assistência social regional só será possível com o trabalho do profissional das associações", conclui.


ASCOM/FECAM