Nesta quinta-feira (17), terá início o seminário do Sistema Nacional de Cultura (SNC) em Santa Catarina. O encontro, realizado no município de Lages, ocorrerá até sexta-feira (18) e conta com a participação dos gestores públicos envolvidos com a criação do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc), vinculado à FECAM e representado pelo vice-presidente da Federação e prefeito de Caçador, Saulo Sperotto.
Para Sperotto, presente na mesa de abertura do evento, a Cultura é uma área que merece destaque na administração municipal por, além de estimular o desenvolvimento intelectual e cristalizar a identidade de uma regional, ser um setor que gera empregos. "No sentido do desenvolvimento municipal, a Cultura é um item fundamental. Por isso, a FECAM é parceira das entidades da área nos projetos que estimulem o crescimento do setor".
A programação do evento conta com palestras nas quais serão apresentadas propostas do Ministério da Cultura, experiências de sucesso na área e casos de implantação de políticas que buscam atender os princípios do SNC. Essas informações serão utilizadas como subsídio pelos gestores e membros dos conselhos de cultura para desenvolver bases localizadas do SNC nos municípios e no Estado. Esse trabalho segue os parâmetros de discussão da criação do Congesc. Como explica a assessora de turismo da FECAM, Raquel Rodrigues, o conselho tem como objetivo estimular os agentes públicos a participar da formulação, integração e articulação das políticas culturais em âmbito municipal, regional, estadual e nacional, fazendo-se representar em instâncias decisórias. Além disso, é importante que se faça um acompanhamento da concretização das políticas culturais nos planos e programas do setor e que se promovam estudos, pesquisas, publicações e eventos na área. A FECAM mobilizará as regiões por intermédio das associações de municípios, para que estas façam as indicações de seus representantes na eleição da comissão gestora do Conselho.
Como o seminário em Lages, já foram realizados outros 15 em capitais do Nordeste, do Sudeste, e em outras localidades do país. O MinC pretende promover encontros nos demais Estados do país até o final de novembro.
ASCOM/FECAM, com informações do MinC