• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Senado aprova projeto de Resíduos Sólidos

Senado aprova projeto de Resíduos Sólidos

Senado aprova projeto de Resíduos Sólidos 150 150 Fecam Portal

Aprovado pelo Plenário do Senado Federal, ontem, 7 de julho, o projeto de lei que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos será encaminhado à sanção presidencial. Na forma de um substitutivo ao Projeto de Lei do Senado nº 354/1989, que está na Câmara dos Deputados, o texto do Senado foi discutido e aprovado com agilidade pelos parlamentares.

Com a esperança de que o texto seja sancionado até a próxima semana, que termina dia 10 de julho, os senadores apressaram a aprovação. A justificativa é que a política deve acabar com um dos mais sérios problemas do país, que é a ausência de regras para tratamento das 150 mil toneladas de lixo produzidas diariamente nos municípios brasileiros.

Plano de gestão
Um dos destaques do projeto, de acordo com a CNM, é a determinação de que os municípios só receberão dinheiro do governo federal para projetos de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos depois de aprovarem um plano de gestão. Além disso, o texto proíbe a existência de lixões; de ações como catar lixo, morar ou criar animais em aterros sanitários e a importação de qualquer tipo de lixo.

Estabelece, também, que todos os municípios deverão construir aterros sanitários ambientalmente adequados, delimita as responsabilidades da União, dos Estados e dos municípios com a atividade e prevê que os consórcios intermunicipais para a área de lixo terão prioridade.

ASCOM/FECAM, com informações da CNM