• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Municípios precisam responder ao Censo SUAS 2010 até outubro

Municípios precisam responder ao Censo SUAS 2010 até outubro

Municípios precisam responder ao Censo SUAS 2010 até outubro 600 233 Fecam Portal

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai promover, entre os dias 23 de agosto e 1º de outubro deste ano, o Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo SUAS 2010). O questionário deve ser preenchido pela Internet.

Todos os municípios devem responder ao Censo, mesmo que possuam ou não Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Neste ano, o Censo será composto por quatro questionários específicos.

O primeiro é o Questionário da Gestão deve ser respondido por todos os municípios e Estados e vai coletar informações gerais sobre as secretarias municipais e estaduais de Assistência Social. O Questionário dos Conselhos deve ser respondido por todos os conselhos municipais e estaduais de Assistência Social, que coleta informações sobre a estrutura e funcionamento desses órgãos e seus conselheiros.

O Questionário dos CRAS e o do CREAS coletam informações sobre a estrutura, o funcionamento e os recursos humanos dessas unidades. Ambos devem ser respondidos apenas pelos municípios que já possuem essas unidades. O número de questionários respondidos deve estar de acordo ao número de unidades existentes. Exemplo: cinco CRAS equivalem a cinco questionários.

Preenchimento
Para acessar e preencher os questionários eletrônicos, os municípios, Estados e conselhos devem utilizar o mesmo login e senha do sistema SuasWeb. É importante ficar atento ao calendário que especifica a data de abertura e encerramento do acesso aos formulários. Cada questionário tem uma data específica de acesso.

O preenchimento criterioso do Censo constitui elemento indispensável para o processo de planejamento, acompanhamento e avaliação do SUAS.

Para mais informações, clique aqui

ASCOM/FECAM, com informações da CNM