• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Sperotto conhece modelo de especialidades em São Paulo

Sperotto conhece modelo de especialidades em São Paulo

Sperotto conhece modelo de especialidades em São Paulo 600 398 Fecam Portal

O prefeito de Caçador e presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Saulo Sperotto, acompanhando o secretário de Estado da Saúde, Roberto Eduardo Hess de Souza, esteve em São Paulo (SP) nesta semana, para conhecer toda a estrutura técnica, administrativa e operacional de centros de especialidades em saúde instaladas na capital paulista. O objetivo foi entender o funcionamento destas unidades para dar início ao projeto de implantação do centro regional de especialidades avançadas no município de Caçador.

A comitiva catarinense visitou a unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), na região de Heliópolis, bairro localizado entre as zonas Sul e Leste da cidade. Na unidade são oferecidos 22 tipos de especialidades médicas diferentes, dos quais se destacam ginecologia, hematologia, hepatologia, pneumologia, proctologia e urologia, tendo como objetivo central atender o déficit da oferta de serviço de média e alta complexidades em regime ambulatorial.

"A visita serviu para conhecermos de perto toda a estrutura e o funcionamento do AME, para que, com o conhecimento técnico, possamos dar início a um novo modelo de gestão em Santa Catarina, adaptando-o para cada região do Estado. Notamos o quanto estes serviços deram certo em São Paulo e que poderemos adaptá-los à nossa realidade", afirmou Sperotto.

A instalação do Centro de Especialidades, com abrangência regional, terá a capacidade de atender uma população de 250 mil habitantes dentro de uma lógica moderna, auxiliando em alguns casos de média complexidades e todas de alta complexidade.

O intuito com a implantação deste projeto é reduzir consideravelmente o número de atendimentos fora do domicílio, evitando assim o deslocamento excessivo de pacientes para grandes centros. "A falta de serviços para atender casos de média e alta complexidade é a grande dificuldade dos municípios. Queremos criar um modelo de gestão para trazer os especialistas e garantir a contratação de serviços", definiu.

A comitiva ainda visitou o Sistema de Apoio Psicológico de São Paulo, também com o objetivo de inserir no municipalismo um novo modelo para ampliar o atendimento em Santa Catarina.

ASCOM/FECAM, com informações de Caçador