• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Municípios devem paralisar atividades em nome dos royalties do pré-sal

Municípios devem paralisar atividades em nome dos royalties do pré-sal

Municípios devem paralisar atividades em nome dos royalties do pré-sal 600 401 Fecam Portal

O presidente da FECAM, Saulo Sperotto, prefeito de Caçador e segundo vice-presidente da CNM, apoia a decisão tomada em conjunto com os prefeitos de todo país para que no próximo dia 21 de dezembro todos os Municípios realizem uma paralisação das atividades, mantendo apenas os serviços essenciais.

A intenção é reunir a população, sindicatos, associações de classe, magistério, alunos e os profissionais da saúde, por convocação dos Poderes Executivo e Legislativo, para explicar o ganho real que a comunidade terá se o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionar o projeto de lei dos royalties e as perdas reais que todos terão em decorrência do atual sistema de distribuição. “É essencial que todas as Associações que compõem a FECAM participem, efetivamente desta paralisação. Precisamos do apoio da população, servidores públicos e todos que visam uma distribuição mais justa dos royalties do pré-sal”, afirmou o presidente.

Segundo Sperotto, no próximo dia 21, os prefeitos também devem promover reuniões nas cidades-pólo das regiões ou nas capitais dos Estados para manifestarem sua crença na sanção presidencial ao projeto de lei dos royalties.

No último dia 15 de dezembro, em mais uma mobilização promovida pela CNM, em Brasília, mais de 600 prefeitos reunidos decidiram pela paralisação, já que o Congresso Nacional aprovou, em três votações, a proposta que redistribui os royalties do petróleo e do pré-sal com todos os Municípios brasileiros. Entretanto, os repetidos anúncios de que o presidente Lula vetará o avanço conquistado em relação aos royalties, forçou os munícipes a optarem pela paralisação para tentar evitar o veto presidencial.

Tatiana Kinoshita- assessora de imprensa