• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Gestores de educação já podem enviar ao MEC avaliação do plano em vigor

Gestores de educação já podem enviar ao MEC avaliação do plano em vigor

Gestores de educação já podem enviar ao MEC avaliação do plano em vigor 150 150 Fecam Portal

Municípios e estados já podem planejar suas ações na educação para os próximos quatro anos. O Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec) está aberto para que os gestores informem os dados das suas redes municipais ou estaduais de educação e avaliem o Plano de Ações Articuladas (PAR) ainda em vigor. Em seguida, será elaborado um novo PAR, que vai vigorar de 2011 a 2014.

Não existe prazo limite para estados e municípios fazerem o diagnóstico e elaborarem o PAR. "Mas é importante que tenham consciência de que todas as transferências de recursos de convênios do FNDE e do MEC e a assistência técnica a municípios, estados e Distrito Federal estão vinculadas à elaboração do PAR", pondera Renilda Peres de Lima, diretora de assistência a programa especiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O Plano de Ações Articuladas é um instrumento de gestão educacional, dividido em quatro eixos: gestão educacional; formação de professores e de profissionais de apoio escolar; práticas pedagógicas; infraestrutura física e recursos pedagógicos.

"Neste primeiro momento, será a hora de refletir, fazer uma auto-avaliação sobre os resultados alcançados no PAR 2008-2011 e, a partir da atual realidade, fazer um bom planejamento das ações educacionais para os próximos anos", explica a diretora. 

O plano de cada estado e município aponta as prioridades para que a educação melhore e alcance ou ultrapasse as metas do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) estipulado pelo Ministério da Educação.

Para orientar os gestores, o FNDE enviou aos estados e municípios uma cartilha com orientações sobre o preenchimento do Simec. As informações serão a base para o diagnóstico da situação atual e a elaboração do novo PAR. Além disso, o FNDE vai promover uma webconferência, no próximo dia 15 de abril, para tirar dúvidas sobre a elaboração do novo planejamento.

 

Fonte: Ministério da Educação