• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Municípios devem fazer prestação de contas até 30 de junho

Municípios devem fazer prestação de contas até 30 de junho

Municípios devem fazer prestação de contas até 30 de junho 150 150 Fecam Portal

Os gestores precisam ficar atentos para concluir o Demonstrativo Sintético Anual da Execução Físico-Financeira. O prazo segue até esta quinta-feira, 30 de junho, à meia-noite. Os dados devem ser preenchidos no sistema Suasweb do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O documento presta contas dos recursos federais do ano passado para a gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nos Municípios. O Demonstrativo e o Plano de Ação são instrumentos eletrônicos usados para lançamento e validação anual do planejamento e prestação de contas do cofinanciamento federal destinado à execução dos serviços socioassistenciais.

Dos gestores dos 26 estados e do Distrito Federal, 85% ainda não concluíram a prestação de contas até esta segunda-feira, 27 de junho. Alagoas, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Roraima apresentam o maior índice de não preenchimento do demonstrativo, com 90%.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) sugere que os gestores não deixem a prestação para o último dia, para evitar sobrecarga e travamento do sistema. Para os Municípios que não fizerem a prestação de contas, fica caracterizado a omissão. No caso, é necessária a devolução dos recursos, e, se o gestor não atender, o fato é encaminhado para a abertura de Tomada de Conta Especial e a Advocacia Geral da União (AGU). A inadimplência pode prejudicar a contratação de outros convênios.

Após o preenchimento da prestação de contas no Suasweb pelos gestores, os conselhos municipais e estaduais de Assistência Social têm até 31 de julho para avaliar o preenchimento e aprovar o demonstrativo.

Fonte: CNM