• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Defesa Civil do Estado monitora estiagem que atinge municípios do Oeste catarinense

Defesa Civil do Estado monitora estiagem que atinge municípios do Oeste catarinense

Defesa Civil do Estado monitora estiagem que atinge municípios do Oeste catarinense 150 150 Fecam Portal

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) acompanha a situação dos municípios atingidos pela estiagem no Oeste catarinense. Até esta quinta-feira (29), 19 municípios informaram problemas por causa da falta de chuvas. Destes, 13 decretaram Situação de Emergência: Coronel Freitas, Iraceminha, Planalto Alegre, São Carlos, Passos Maia, Ponte Serrada, Anchieta, Guarujá do Sul, Ouro Verde, São Miguel da Boa Vista, Sul Brasil, São José do Cedro e Saudades. A estiagem já atinge, aproximadamente, 100 mil pessoas nas 19 cidades impactadas.

Na terça-feira (3), às 14h, a Defesa Civil irá reunir entidades que integram o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), para tratar das estratégias para enfrentar o período de estiagem, que segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), deve se estender pelos meses de janeiro e fevereiro de 2012. O encontro vai reunir representantes da Defesa Civil Estadual, Ciram/Epagri, Secretaria Estadual da Agricultura, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc), Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

O que fazer para se preparar para um período de estiagem
Diversificar os tipos de culturas agrícolas e atividades econômicas para evitar a concentração de prejuízos; priorizar culturas com maior resistência a períodos de déficit hídrico; realizar manejo do solo de acordo com a inclinação do terreno; manter, sempre que possível, a cobertura vegetal entre os períodos de cultivo; proteger poços, córregos, açudes e outras áreas de captação; proteger áreas de nascentes, grotões e mata ciliar, principalmente os rios de primeira ordem; construir reservatórios com capacidade adequada para irrigação e distribuição necessárias e reservatórios para reutilização da água para fins de limpeza doméstica.

Como agir durante o período de estiagem
Não construir barramentos sem estudo prévio; evitar o princípio e a propagação de queimadas; reutilizar água para fins de limpeza de calçadas, fachadas e consumo animal; utilizar somente água potável para consumo doméstico, obtida em locais livres de contaminação ou, em último caso, água fervida.

Informações adicionais:
Fabiane Pickusch Costa
Secretaria de Estado da Defesa Civil
E-mail: comunicacao@sdc.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-3695