• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Prefeitos eleitos abrem vagas na Alesc

Prefeitos eleitos abrem vagas na Alesc

Prefeitos eleitos abrem vagas na Alesc 150 150 Fecam Portal

As eleições de 2012 trarão mudanças não só nas prefeituras catarinenses, mas também na Assembleia Legislativa de SC. Oito deputados estaduais concorreram a prefeito, destes, dois saíram vitoriosos nas urnas: Cesar Souza Junior (PSD), em Florianópolis e Elizeu Mattos (PMDB), em Lages. As cadeiras que ocupavam terão novos donos a partir de 1o de janeiro. Maurício Eskudlark (PSD) e Mauro de Nadal (PMDB), que já exercem o mandato como deputados suplentes, serão efetivados na casa, o que marca a oficialização dos deputados no cargo. Ambos conseguiram a vaga pois seus colegas de partido foram derrotados nas urnas. Eskudlark ficou com a vaga de Elizeu Mattos (PMDB), que venceu Antônio Ceron (PSD) em Lages.

Nadal ocupou a vaga de Cesar Souza Junior (PSD), que derrotou Gean Loureiro (PMDB) na Capital. Os dois assumiram a suplência no início do mandato, no dia 8 de fevereiro de 2011, com o licenciamento de deputados para a composição do secretariado. Ocupar oficialmente o cargo não muda o trabalho, mas, aumenta a representatividade dos deputados junto às lideranças locais e na própria Assembleia, além da possibilidade de participarem da presidência de comissões e da mesa diretora. Outro ponto que os novos deputados destacam é a segurança de permanecer no cargo, pois, no caso de mudanças no secretariado, com o retorno dos deputados à Assembleia, o suplente corre o risco de perder o mandato.

Maurício Eskudlark
Natural de Canoinhas, Eskudlark é formado em Direito, pós-graduado em Direito Penal e em Direito Administrativo. Possui mais de 30 anos de experiência em segurança pública. Começou a vida política em 88, como vereador em São Miguel d”Oeste, já ocupou a suplência da Assembleia em 2002, 2006 e, desta última vez, desde 2011. Aos 54 anos, assume oficialmente o cargo de deputado estadual.

Mauro de Nadal
Nadal representa o Extremo Oeste Catarinense. É formado em Direito e pós-graduado em Administração Pública para o Desenvolvimento Regional. Foi prefeito de Cunha Porã durante dois mandatos, entre 2001 e 2008. Em 2010 recebeu 33,3 mil votos e assumiu como segundo suplente na Assembleia. Aos 41 anos, é efetivado como deputado estadual.

Mais mudanças
Três deputados estaduais do PMDB permanecem fora da Assembleia Legislativa por ocuparem cargos no secretariado do governo de Raimundo Colombo (PSD). São eles Ada Faraco de Luca, secretária de Justiça e Cidadania, Valdir Cobalchini, secretário de Infraestrutura, e Renato Hinning, secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis. A lista de suplentes da Assembleia também se modifica a partir do próximo ano. Dirce Heiderscheidt (PMDB) assume como primeira suplente, Edison Andrino (PMDB) como segundo suplente e Ciro Roza (PSD) como terceiro suplente. Dois suplentes poderão assumir uma cadeira em 2013: Daniel Tozzo (PSDB) e Paulo França (PMDB). A vinda deles, no entanto, depende do afastamento de outros parlamentares ou da permanência dos deputados que estão no primeiro escalão do governo estadual.

Diário Catarinense