• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Governo Federal anuncia pacote de Medidas para ajudar na crise financeira dos Municípios

Reuniao_com_a_ministra_Ideli_Salvatti

Governo Federal anuncia pacote de Medidas para ajudar na crise financeira dos Municípios

Governo Federal anuncia pacote de Medidas para ajudar na crise financeira dos Municípios 600 398 Fecam Portal

O presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, em companhia do vice-presidente da entidade e prefeito de São Pedro de Alcântara, Ernei José Stahelin, foram recebidos pela ministra Ideli Salvatti, juntamente com representantes de entidades estaduais e da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, durante a Mobilização Municipalista Permanente que ocorreu nesta terça-feira (13), em Brasília.

Na ocasião, a ministra divulgou uma série de medidas em resposta ao documento entregue pelo movimento no último dia 10 de outubro com reivindicações para amenizar a crise financeira pela qual estão passando os municípios brasileiros. Foi garantido o pagamento do Fundo de Exportações devido aos municípios até sexta-feira (16), valor que chega a R$ 1,9 bilhão. Outra medida será por meio de Medida Provisória, a ser editada ainda nesta quarta-feira (14), permitindo o parcelamento das dívidas previdenciárias e que os municípios possam receber repasses do governo de auxílio estiagem. O Governo Federal também se comprometeu a liberar até R$ 1,5 bilhão de restos a pagar até o final deste ano.

No entanto, em relação à reposição do FPM, a principal reivindicação dos prefeitos, o governo garantiu o FPM Nominal. "As medidas melhoram a situação dos municípios, porém precisamos dos recursos do FPM, isto é o mais importante no momento e temos expectativa que sejamos atendidos", informa o vice-presidente da Federação. Os prefeitos pediram uma reavaliação sobre o assunto e uma nova resposta está prevista para ser divulgada no dia 29.

Royalties do petróleo
Sobre a questão dos royalties do petróleo, a informação recebida da ministra Ideli Salvatti é de que a presidente Dilma Rousseff utilizará o prazo a ela previsto (até o dia 30 de novembro) para analisar o projeto que estabelece a nova regra de distribuição dos royalties.

Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9613.5073
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC

Foto: CNM