• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

A opinião dos Prefeitos da AMAUC sobre o XI Congresso Catarinense de Municípios

A opinião dos Prefeitos da AMAUC sobre o XI Congresso Catarinense de Municípios

A opinião dos Prefeitos da AMAUC sobre o XI Congresso Catarinense de Municípios 150 150 Fecam Portal

Representantes da região da Amauc estiveram presentes no XI Congresso Catarinense de Municípios que encerrou na quarta-feira, 27 de março, com fala do Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que a convite da Federação Catarinense de Municípios e Associações de Municípios falou sobre Investimentos em Infraestrutura Rodoviária e Ferroviária em Santa Catarina.

Mais de 1500 participantes entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, servidores e autoridades acompanharam as palestras sobre projetos e programas dos governos federal e estadual nas áreas de planejamento, infraestrutura, saúde, educação, assistência social, transparência na gestão governamental, controle externo, entre outras.

Conheça a opinião dos Prefeitos da Região da Amauc que participaram XI Congresso:

Prefeito de Concórdia e Presidente da Amauc, Prefeito João Girardi, a Fecam tem sido a grande fomentadora do desenvolvimento dos municípios. Segundo ele, a cada evento é apresentado mais conteúdo administrativo relativo ao dia a dia de uma prefeitura. "O Tribunal de Contas do Estado também tem tornado mais claras as competências dos municípios, ajudando os gestores a não cometer equívocos e passar segurança para sua equipe". Girardi constata também que é um momento muito rico para as administrações, de fortalecimento da gestão pública. "Os gestores devem tomar os cuidados necessários para cumprir as metas que são estabelecidas", concluiu o presidente da Amauc João Girardi.

Prefeita de Alto Bela Vista, Cátia Tessmann Reichert, "Este é meu primeiro mandato como Prefeita e minha primeira participação no Congresso, todos as palestras foram de suma importância para podermos organizar melhor nossa gestão nos municípios. Existem várias propostas novas apresentadas pelos Governos, e alguns programas dos quais teremos que nos readequar. Na visão geral e no contato com os demais Gestores, ouvi falar que este foi um dos melhores Congressos que já aconteceu. O nosso município teve o privilégio de ter Vereadores e Gerentes participando do evento, o que agrega muito e traz uma melhor qualificação para todos".

Prefeito de Arabutã, Jackson Luiz Patzlaff, "Os eventos desenvolvidos pela FECAM sempre são importantes e necessários aos prefeitos que podem se qualificar ainda mais e buscar o melhor para o desenvolvimento do município. Com as palestras e informações repassadas a gestão da Administração Municipal acaba sendo ainda mais interessante. Os prefeitos que participam desse tipo de evento realizado todos os anos tem a possibilidade de agregar muito no conhecimento que repercute depois nas ações prática das cidades. Sempre é importante a reciclagem e a qualificação e a FECAM faz muito bem esse papel de garantir cada vez mais prefeitos responsáveis e qualificados".

Prefeita de Itá, Leide Mara Bender, "Por ser meu primeiro mandato, pela primeira vez participei do Encontro como Prefeita. Creio que essa aproximação entre os governos é muito importante. Estamos implantando em Itá, uma nova gestão de administração, e toda a informação é bem vinda. Porém, vejo que muitas vezes não conseguimos suprir nossas necessidades, pois na divisão dos recursos a maior fatia fica com os governos federal e estadual. Itá recebe milhares de turistas por ano, precisamos ter sempre bons projetos e alternativas inovadoras, sem esquecer nossa agricultura que também é bastante forte, para isso precisamos de um apoio ainda maior. Enfim, o encontro nos traz forças e esperamos que nossa cidade receba o que realmente é de seu direito".

Prefeito de Jaborá, Kleber Nora, "É muito importante, pois possibilita a troca de experiência entre os gestores municipais, o que existe em um município e dá certo, pode e deve ser copiado pelos demais. Quanto ao encontro entendo que foi proveitoso, pois foram repassadas várias informações, tanto em nível Estadual quanto em nível Federal, sobre a busca de recursos nessas esferas".

Prefeito do Município de Lindóia do Sul, Pedro Ari Parizotto, "o encontro foi proveitoso. O governo colocou toda a equipe a disposição dos Prefeitos destacando programas e ações que serão realizados neste ano". Lembrou ainda que "o Governo de Santa Catarina está procurando se aproximar mais dos prefeitos e da população. O governo está andando no caminho certo devendo olhar os municípios de uma maneira mais carinhosa para que todos tenham as mesmas oportunidades de recursos e investimentos".

Prefeito de Paial, Aldair Rigo, "foi um aprendizado muito importante, sanamos muitas dúvidas no que diz respeito às apresentações dos representantes do governo federal, onde revelaram importantes pontos da atual situação em que se encontra o governo federal, as ações e projetos que serão desenvolvidos a partir deste ano e o novo modelo de gestão estadual explanado pela equipe do governo, esperamos que realmente esses programas sejam realizados na prática, pois são excelentes programas que beneficiarão o estado e os municípios. Esperamos uma ação mais rápida por parte do governo. Parabenizo a Fecam pelo congresso que foi de grande importância para nós administradores Municipais".

Prefeito de Presidente Castello Branco, Claudio Sartori, "O evento foi de extrema importância, pois o Governo colocou as secretarias junto com o Executivo Municipal e foram apresentadas varias ações e esclarecer alguns passos e formas de trabalho de programas do governo. Um ponto importante e que também nos traz preocupação é sobre as novas formas de cadastrar os projetos, iremos enfrentar algumas dificuldades, e teremos que preparar nossa equipe para este novo formato. A carência para os municípios de pequeno porte é a falta de profissionais para atuar diretamente nesta área da gestão de projetos, mas este é um ponto que cada um terá que rever e avaliar dentro do município. No geral esses encontros são importantes, pois reúnem lideranças de todo o Estado, junto com o Governo Estadual e Federal".

Prefeita de Seara, Laci Grigolo, "Foi um momento muito importante para os prefeitos e prefeitas ouvirem o que o governo federal e estadual tem para os municípios. Foi uma exposição do movimento municipalista, brasileiro e catarinense. Através desse encontro as lideranças vão em busca dos recursos nas esferas estadual e federal, conforme a necessidade de cada um".

Prefeito de Xavantina, Mauro Junes Poletto, "Participar do IX Congresso Catarinense de Municípios foi importante, pois além de possibilitar a troca de experiências, também proporcionou um contato direto com diversos setores entre eles, o Secretário de Educação, Deputados da Região, representantes do Governo Federal".

Fabiola Bassi Bordin
Assessoria de Imprensa
Amauc/Consórcio Lambari