• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Mais 72 municípios receberão os dados geoespaciais

Mais 72 municípios receberão os dados geoespaciais

Mais 72 municípios receberão os dados geoespaciais 150 150 Fecam Portal

Os 18 municípios da Região Serrana (AMURES), os sete do Planalto Sul (AMPLASC) e os 14 da Região do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP) recebem, nessa quinta-feira (18.07), os discos rígidos com os dados geoespaciais do Programa Levantamento Aerofotogramétrico. O material será entregue pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), em uma parceria firmada com a Federação Catarinense de Municípios – FECAM e Associações de Municípios.

Na Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES), o evento ocorre às 8h30 dessa quinta-feira, no auditório da entidade, em Lages e contará com a presença do secretário de estado, Paulo Bornhausen. Às 14h, em Campos Novos, o secretário entrega a ferramenta para as cidades da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (AMPLASC), e às 18h, em Videira, para os da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP).

Já na sexta-feira (19.07), às 8h30, em Curitibanos, recebem os cinco integrantes da Associação dos Municípios da Região do Contestado (AMURC), em Curitibanos; e às 14h, em Rio do Sul, as 28 cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI). Ainda neste mês de julho, 48 municípios das regiões do Meio Oeste (AMMOC), Alto Uruguai (AMAUC), Nordeste (AMUNESC) e Norte de Santa Catarina (AMPLANORTE).

Nos dias 08 e 09 de agosto, será a vez de mais 76 municípios das regiões Oeste (AMOSC), Alto Irani (AMAI), Noroeste (AMNOROESTE), Entre Rios (AMERIOS) e Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC), finalizando a entrega.

FERRAMENTA
O Levantamento Aerofotogramétrico iniciou em 2008, mas ganhou agilidade há dois anos pela necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. Entre as funcionalidades do programa, destacam-se o uso para planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias.
No projeto foram utilizadas três aeronaves ao mesmo tempo, que fizeram as fotografias aéreas métricas com calibragem controlada, entre 2010 e 2012. O Levantamento Aerofotogramétrico teve custo de aproximadamente R$ 12 milhões e permite a visualização nítida de imagens a partir do tamanho de um metro.

MAPEAMENTO

O levantamento aerofotogramétrico de Santa Catarina é o mapeamento, na escala de 1:10.000, o recurso hídrico e a altimetria (parte da topografia que trata dos métodos e instrumentos empregados no estudo e representação do relevo do solo) de todo o Estado. Os dados do projeto serão base para os municípios na elaboração de seus planejamentos territoriais e qualificarão o processo de planejamento urbano, rural e costeiro ao longo dos próximos 15 anos. Ao final de 2011, 100% do território catarinense já estava fotografado.

APLICAÇÕES
– Planejamento Costeiro, Urbano e Rural;
– Avaliação Ambiental Integrada;
– Zoneamento Ecológico Econômico;
– Efeitos de mudanças Climáticas;
– Estudos de Potencial Hidroelétrico;
– Realocação de moradias em Catástrofes;
– Georeferenciamento de Imóveis Rurais
– Planos diretores Municipais;
– Planejamento de Ocupação Urbano/Rural;
– Proteção contra poluição em estuários e costa;
– Delimitação das ruas a serem atingidas pelas enchentes (Zonas de Risco Municipais);
– Planejamento e Construção de estradas.

LANÇAMENTO
Desde que foi lançado, no dia 14 de junho, com a parceria da FECAM, 99 cidades catarinenses já receberam os discos rígidos com os dados geoespaciais. O material foi entregue para Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL), Associação dos Municípios do Extremo Sul (AMESC), Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) e Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).

Confira em anexo a tabela de entrega para os municípios

Jornalista Sandra Domit MTB 6290
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC