• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

EGEM elabora leis municipais para regulamentação da política de Assistência Social de São Miguel do Oeste

EGEM elabora leis municipais para regulamentação da política de Assistência Social de São Miguel do Oeste

EGEM elabora leis municipais para regulamentação da política de Assistência Social de São Miguel do Oeste 600 450 Fecam Portal

A partir da Política Nacional de Assistência Social, em 2004, e da consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em 2005, mudanças significativas ocorreram no setor, cabendo aos municípios a aprovação e reelaboração de leis municipais, as quais fortalecem a superação do benefício e do favor e passam a instituir a Assistência Social enquanto direito. Entre essas leis, está a que trata das competências e atribuições da Política Municipal de Assistência Social, a que institui o Conselho e o Fundo Municipal, bem como a dos Benefícios Eventuais.

A Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, diante da necessidade, foi chamada para elaborar as leis municipais da cidade de São Miguel do Oeste. "As leis foram aprovadas, por meio de um processo participativo, isto é, a Conferência Municipal de Assistência Social de São Miguel do Oeste, para encaminhamento posterior à Câmara de Vereadores", explicou a assistente social Janice Merigo.

As leis foram elaboradas por ela e pela advogada Gisele Stakflett, também da FECAM. "Trabalhamos de forma interssetorial, garantindo os aspectos legais (jurídicos) e específicos da Assistência Social, enquanto uma política pública", frisou Janice.

Para fortalecer o processo e torná-lo transparente, no dia 15 de julho, aconteceu a reunião onde a EGEM apresentou as leis elaboradas ao prefeito, vice-prefeito e vereadores do Município de São Miguel do Oeste.

"Foi um momento importante de esclarecimento e justificativa da importância da aprovação das leis e da necessidade urgente da compreensão por parte dos vereadores em relação ao foco da Política de Assistência Social, o qual é o trabalho social, continuado de acompanhamento e superação das situações de vulnerabilidade em que as famílias do município se encontram", concluiu  Janice Merigo.

Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC